Existe uma variante do teste de Stress que avalia um interv...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos esclarecer a questão e entender por que a alternativa correta é a A - teste de sensibilidade. Vamos também analisar as alternativas incorretas e o porquê de elas não se aplicarem à pergunta apresentada.
O tema da questão é uma variante do teste de stress, especificamente focada em verificar como o sistema se comporta sob condições específicas e extremas, mas dentro dos limites de validade dos dados.
Alternativa A - Teste de sensibilidade: Esta é a alternativa correta. O teste de sensibilidade envolve a avaliação do sistema sob condições de entrada que podem ser ligeiramente diferentes, mas ainda dentro dos limites válidos. Isso ajuda a identificar situações em que pequenas variações nos dados de entrada podem causar grandes alterações no comportamento do sistema, possivelmente levando a um processamento extremo, erros ou degradação de desempenho.
Alternativa B - Teste de regressão: Essa alternativa está incorreta. O teste de regressão é utilizado para garantir que novas mudanças no código não introduzam novos defeitos ou reativem defeitos antigos. Ele não se foca em avaliar o comportamento do sistema sob entradas extremas, mas sim em assegurar que o sistema continua funcionando corretamente após modificações.
Alternativa C - Teste de fumaça: Também incorreta. O teste de fumaça é uma versão inicial de teste de aceitação. Ele verifica se as funções principais do sistema estão operando corretamente, mas não se concentra em condições extremas ou entradas sensíveis.
Alternativa D - Teste de recuperação: Incorreta. Esse teste é usado para verificar a capacidade do sistema de se recuperar de falhas, como quedas de energia, falhas de hardware ou outros problemas inesperados. Ele não se foca em pequenas variações dentro dos limites dos dados.
Alternativa E - Teste beta: Incorreta. O teste beta é realizado por um grupo de usuários finais que usam o sistema em condições reais para identificar problemas não encontrados nos estágios anteriores de teste. Ele não avalia especificamente como pequenas variações nos dados de entrada podem afetar o sistema.
Portanto, o teste de sensibilidade é a prática correta quando se trata de avaliar o comportamento do sistema sob condições de entrada que são limites válidos, mas potencialmente problemáticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
teste de sensibilidade
Uma variação do teste por esforço é uma técnica chamada teste de sensibilidade.
O teste de sensibilidade tenta descobrir combinações de dados dentro de classes de entrada válidas que possam causar instabilidade ou processamento inadequado
teste de regressão;
é a reexecução do mesmo subconjunto de testes que já foram executados, para assegurar que as alterações não tenham propagado efeitos colaterais indesejados. O teste de regressão ajuda a garantir que as alterações (devido ao teste ou por outras razões) não introduzam comportamento indesejado ou erros adicionais.
teste de fumaça;
é uma abordagem de teste de integração usada frequentemente quando produtos de software são desenvolvidos. É projetado como um mecanismo de marca-passo para projetos com prazo crítico, permitindo que a equipe de software avalie o projeto frequentemente
teste de recuperação;
é um teste do sistema que obriga o software a falhar de várias formas e verifica se a recuperação é executada corretamente.
teste beta.
é realizado nas instalações de um ou mais usuários finais. Diferentemente do teste alfa, o desenvolvedor geralmente não está presente. Portanto, o teste beta é uma aplicação “ao vivo” do software em um ambiente que não pode ser controlado pelo desenvolvedor.
Fonte: Roger Pressman, 2016
A variante do teste de stress que avalia um intervalo muito pequeno e pode causar processamento extremo ou degradação de desempenho é conhecida como:
**A) teste de sensibilidade.**
O **teste de sensibilidade** (ou "sensitivity testing") é projetado para identificar como pequenas mudanças nos dados ou condições de entrada podem afetar a performance ou o comportamento do sistema, possivelmente levando a problemas extremos ou falhas. Esse tipo de teste pode revelar como o sistema lida com valores de entrada próximos aos limites e como isso pode impactar sua estabilidade e desempenho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo