Osmar deseja criar um protótipo em que apenas a interface d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2542050 Engenharia de Software
Osmar deseja criar um protótipo em que apenas a interface de usuário é desenvolvida, sendo por isso mais barata e que possa ser construída em poucos dias. Os usuários irão interagir com essa interface, mas suas solicitações são passadas para uma pessoa que os interpretará e produzirá a resposta adequada. Nesse caso, Osmar utilizaria a técnica de prototipação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - mágico de Oz.

Vamos entender por que essa é a resposta correta e por que as outras alternativas estão incorretas.

Alternativa E - Mágico de Oz: Esta técnica de prototipação é utilizada quando se cria uma interface de usuário que parece funcional, mas as ações do usuário são interpretadas e respondidas manualmente por uma pessoa, sem uma implementação real do sistema por trás. Essa abordagem é ideal para testar a usabilidade e as reações dos usuários, de forma rápida e econômica, exatamente como descrito na questão.

Alternativa A - RUP: RUP (Rational Unified Process) é um processo de desenvolvimento de software iterativo que se concentra em ciclos de desenvolvimento completos, incluindo planejamento, design, implementação e testes. Não se trata de uma técnica de prototipação e, portanto, não se enquadra na descrição fornecida na questão.

Alternativa B - Abordagem incremental: A abordagem incremental envolve o desenvolvimento do sistema em partes menores (incrementos), onde cada incremento é uma versão completa e funcional do produto. Embora possa incluir prototipação, não é específica para o tipo de protótipo descrito na questão, onde uma pessoa simula o comportamento do sistema.

Alternativa C - Espiral de Boehm: O modelo espiral é uma metodologia de desenvolvimento de software que combina elementos do modelo de cascata e da prototipação rápida, focando em uma abordagem iterativa de análise de riscos. Apesar de incluir prototipação, não se aplica à técnica onde a interação do usuário é manualmente simulada por uma pessoa.

Alternativa D - UML: UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem visual utilizada para especificar, visualizar, construir e documentar artefatos de sistemas de software. Não é uma técnica de prototipação, mas uma ferramenta para o design de software, logo, não se encaixa na descrição da questão.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema da questão e a diferenciação entre as alternativas. Osmar deseja criar um protótipo em que apenas a interface de usuário é desenvolvida, e é por isso que a técnica do "mágico de Oz" é a mais adequada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No cenário descrito, onde Osmar deseja criar um protótipo com foco apenas na interface de usuário, que é barata e rápida de construir, e onde as interações dos usuários são manipuladas por uma pessoa que interpreta e responde às solicitações, a técnica de prototipação que se encaixa é:

**E) Mágico de Oz.**

A técnica do **Mágico de Oz** envolve a criação de um protótipo onde a interface aparenta estar interagindo com um sistema automatizado, mas na realidade, as respostas são manipuladas manualmente por uma pessoa por trás das cenas. Esse método é útil para testar a interface de usuário e entender a interação dos usuários sem ter que desenvolver toda a funcionalidade do sistema.

Aqui está uma breve explicação das outras técnicas mencionadas:

- **RUP (Rational Unified Process)**: É uma metodologia de desenvolvimento de software que inclui um ciclo de vida com várias fases e não se concentra apenas na prototipação de interfaces.

- **Abordagem incremental**: Refere-se a uma abordagem de desenvolvimento onde o software é desenvolvido e entregue em incrementos ou partes, mas não é especificamente sobre prototipação de interface.

- **Ciclo espiral de Boehm**: É uma abordagem de desenvolvimento de software que combina elementos de design e prototipagem com uma abordagem iterativa e de risco, não se limitando a protótipos de interface.

- **UML (Unified Modeling Language)**: É uma linguagem de modelagem para especificação, visualização e documentação de sistemas de software, e não um método de prototipação.

Portanto, a resposta correta é:

**E) Mágico de Oz.**

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo