No desenvolvimento das ideias do texto, o conectivo "No enta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q19709 Português
No desenvolvimento das ideias do texto, o conectivo "No entanto" (L.12-13) estabelece uma oposição direta entre os argumentos que o seguem na oração e o argumento do período sintático que explicita o objeto da argumentação: "Estamos nos referindo à famosa Carta de Pero Vaz de Caminha" (L.5-6).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado. O conectivo estabelece uma oposição em relação às hipóteses citadas anteriormente a ele.
A resposta se encontra na linha 07 a linha 12...
"E se essa carta (...) seria outra hipotese"

Tal conjunçao estabelece uma relaçao de coordenaçao adversativa(oposiçao)!

Foi ao cinema, no entanto durmiu.

Alguém poderia explicar melhor?

No desenvolvimento das ideias do texto, o conectivo "No entanto" (L.12-13) estabelece uma oposição direta entre os argumentos que o seguem na oração e o argumento do período sintático que explicita o objeto da argumentação (até aqui está certo!)

A questão está afirmando que a conjunção No entanto está se referindo ao trecho "Estamos nos referindo à famosa Carta de Pero Vaz de Caminha" (L.5-6), que não é verdade. A conjunção No entanto está fazendo contrate com a linha anterior: "E se essa carta ... seria outra hipótese" (L.7-12).

Avante!

Sim, Luiz Felipe, mas a frase “Estamos nos referindo à famosa Carta de Pero Vaz de Caminha" (L.5-6)” é o objeto que “o argumento do período sintático” quer explicitar. O objeto da argumentação é a Carta. Já o argumento contraposto pela expressão “no entanto” é “E se essa carta não tivesse chegado ao seu destino...”

 

Por isso, a assertiva está correta.

 

Abraços.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo