Marcado pelo desempenho ativo dos grandes grupos produtivos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q946381 Geografia
Marcado pelo desempenho ativo dos grandes grupos produtivos transnacionais, o capitalismo do pós-Segunda Guerra Mundial centrou‑se numa combinação prodigiosa entre regulamentação política e econômica e regulação social. Isso culminou num aprofundamento da concentração do capital, com a formação de oligopólios de alcance mundial em importantes esferas da economia, determinando a alocação do trabalho social e a repartição dos produtos entre os diferentes departamentos da produção. Acerca das características dessa fase do capitalismo, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão tem como tema a situação econômica do mundo após o período da Segunda Guerra Mundial.

Nela, o candidato precisa assinalar a alternativa correta sobre o tema, em que o mesmo precisa saber o que aconteceu com a economia mundial após a Segunda Guerra Mundial e como ficou a situação do capitalismo após esse período.

Feito isso, vamos à análise das alternativas abaixo:

Letra A - Correta, pois inspirados pela consolidação do conceito American Way Of Life (jeito americano de viver), os EUA após assumir o protagonismo mundial após a Segunda Guerra Mundial, passou a investir massivamente na produção de bens duráveis. Para isso, os países capitalistas, a partir da industrialização, passaram a investir no desenvolvimento pautado na melhoria da renda e do crédito facilitado para estimular o consumo da população. Com essa superprodução, um modelo de sociedade de consumo foi criado e que perdurou até a década de 1970 quando entrou em voga o chamado modelo neoliberal da economia.

Letra B - Incorreta, pois após a Segunda Guerra Mundial, o modelo keynesianista que previa a intervenção estatal na economia para suprir a crise econômica, estava em voga. Ações como o protecionismo de mercado, investimento de capital por parte do governo, a garantia do pleno emprego, o oferecimento de benefícios sociais como aposentadoria para os idosos e a redução de taxas de juros, foram algumas das medidas propostas para conter os problemas econômicos que a Europa vivia no período pós-guerra. Essas medidas de privatização citadas na alternativa foram ocorrer somente na década de 1970 com a adoção do neoliberalismo de mercado que visava reduzir o papel do Estado na economia.

Letra C - Incorreta, pois a produção flexível só se consolidou com a ascensão do toyotismo na década de 1970. Tal modelo visava otimizar os processos produtivos e conter a produção industrial em massa, devido à crise do petróleo, à pressão de ambientalistas e a necessidade da economia e diminuição dos custos de produção.

Letra D - Incorreta, pois na época citada, os grandes geradores de emprego estavam vinculados à obras promovidas pelo Estado e pelas grandes indústrias que produziam em massa.




Gabarito da questão: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

se pautou no consumo de massa de bens duráveis, sobretudo ao produzir uma sociedade de consumo.

Obrigado.

os bens no capitalismo são duraveis?

pensei que os produtos digamos assim tinham prazo para fazer pessoas comprar

Não compreendo, quando fala de pós segunda guerra, o toyotismo é que brilha...não o fordismo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo