No que diz respeito à composição de rochas carbonáticas, con...
I - Oólitos constituem grãos subesféricos a alongados formados por calcita microcristralina, cuja origem pode ser fecal.
II - Oncólitos correspondem a grãos esféricos a subesféricos, apresentando lâminas concêntricas, de origem microbiana.
III - Peloides são fragmentos bioclásticos que se apresentam arrendondados por retrabalhamento por ação de ondas e correntes.
Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - II, apenas
Vamos explorar o tema da questão sobre a composição de rochas carbonáticas. As rochas carbonáticas são formadas principalmente por minerais carbonáticos, especialmente a calcita (CaCO3) e a dolomita (CaMg(CO3)2). Dentro dessas rochas, encontramos diferentes tipos de grãos que compõem sua estrutura, os quais são fundamentais para entender a origem e o ambiente deposicional dessas rochas.
Agora, vamos analisar as afirmativas:
I - Oólitos: Os oólitos são grãos subesféricos formados por camadas concêntricas de calcita ao redor de um núcleo. Porém, sua origem não é fecal. Eles se formam em ambientes marinhos rasos agitados, onde há supersaturação de carbonato de cálcio. Por isso, a afirmativa I está incorreta.
II - Oncólitos: Os oncólitos são grãos esféricos a subesféricos que possuem lâminas concêntricas, e sua origem é de fato microbiana. Geralmente, eles se formam em ambientes marinhos ou lacustres com pouca energia. Esta afirmação está correta.
III - Peloides: Peloides são grãos de calcário que não têm forma interna discernível e são geralmente de origem fecal ou resultantes de micritização de fragmentos bioclásticos, mas não são arredondados por ação de ondas e correntes. Portanto, a afirmativa III está incorreta.
Dessa forma, somente a afirmativa II é correta dentro do contexto apresentado, justificando a escolha da alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Oólitos - grãos arredondados do tamanho de areia (0,25 a 2,00 mm) formados por precipitação química inorgânica de carbonato de cálcio em águas agitadas e com pouca deposição de material clástico. A precipitação ocorre geralmente em camadas concêntricas em torno de um núcleo de quartzo ou de fragmento de concha, dando origem a pequenos grãos que se assemelham, na forma, a ovos de peixe (daí o nome). Embora sejam constituídos predominantemente por CaCO3, os oólitos apresentam por vezes quantidades apreciáveis de outros materiais, nomeadamente sílica, dolomita e fosfatos diversos. A sua litificação dos oólitos origina os calcários oolíticos, muito comuns em jazidas exploradas para produção de rochas ornamentais e para material de revestimento em arquitectura.
Pelóides - são corpos carbonatados com tamanhos entre os 0,03 mm e os 0,15 mm. São elipsoidais, esferoidais ou irregulares, sem qualquer arranjo textural interno.
Essa questão deveria ser anulada, pois nenhuma das três está correta.
Ooólitos: grãos esféricos a subesféricos. Origem inorgânica. Trabalhados por ondas em ambientes de alta energia.
Oncólitos: origem microbial.
Pelóides: grãos micríticos, submilimétricos, aloquímicos de origem diversa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo