Relacione corretamente as teorias que articulam espaço e de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q946385 Geografia

Relacione corretamente as teorias que articulam espaço e desenvolvimento, com suas devidas interpretações, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:


1. Teoria das localidades centrais

2. Teorias dos circuitos da economia urbana

3. Teoria do desenvolvimento desigual e combinado

4. Teoria dos polos


( ) Explica a existência, nas cidades dos países subdesenvolvidos, de dois sistemas de fluxo econômico, cada um sendo um subsistema do sistema global que a cidade em si representa.

( ) Considera os núcleos de povoamento como centros dotados de funções hierarquizadas, compondo um sistema de cidades representado graficamente pela superposição de hexágonos.

( ) Os efeitos de encadeamento gerados por uma indústria motriz no interior de um centro geram economias externas (infraestrutura, proximidade dos consumidores, mão de obra e serviços especializados), que atraem outras atividades econômicas.

( ) Configura uma justaposição espacial de acumulação, na qual os superlucros são extraídos de uma diferenciação regional e internacional de níveis de riqueza econômica.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema as teorias que envolvem o espaço geográfico e seu desenvolvimento. Nela, o candidato tem quatro teorias e precisa associá-las com as características que explicam cada hipótese citada.
Para responder corretamente a questão, é necessário que o candidato conheça as teorias, seus respectivos significados e suas aplicações na ciência geográfica.
Feito isso, vamos à análise das características contidas no enunciado:

(2) Explica a existência, nas cidades dos países subdesenvolvidos, de dois sistemas de fluxo econômico, cada um sendo um subsistema do sistema global que a cidade em si representa.
Essa hipótese refere-se à Teoria dos circuitos da economia urbana. Tal formulação foi proposta por Milton Santos que visa considerar dois circuitos de produção, também chamados de sistemas de fluxo econômico, que explicam a distribuição e consumo de bens e serviços na sociedade urbana. A primeira é chamada de circuito superior, que se constitui por atividades econômicas com grandes dimensões, e tem que relação em escala global com a economia de um determinado espaço. O outro circuito é chamado de inferior, que considera as atividades econômicas com menor dimensão que possuem mais influência em escala local. Ao considerar países desenvolvidos e subdesenvolvidos, o autor analisa esses dois sistemas de fluxo e apresenta seus impactos na economia de um determinado país. 
(1) Considera os núcleos de povoamento como centros dotados de funções hierarquizadas, compondo um sistema de cidades representado graficamente pela superposição de hexágonos.
Essa hipótese é explicada através da Teoria das localidades centrais. Essa teoria visa explicar a organização espacial da população de acordo com a importância e dinâmica das atividades econômicas, sobretudo indústrias e comércios, presentes em um espaço geográfico. Nesse contexto a teoria aponta que a proximidade de uma cidade à importantes centros industriais e comerciais faz com que a distribuição da população se dê em torno dessas centralidades. Tal organização, impõe uma lógica de hierarquização das cidades que se relaciona de acordo com as atividades econômicas ali presentes. 
(4) Os efeitos de encadeamento gerados por uma indústria motriz no interior de um centro geram economias externas (infraestrutura, proximidade dos consumidores, mão de obra e serviços especializados), que atraem outras atividades econômicas.
Tal característica refere-se à Teoria dos polos que foi proposta por François Perroux. O francês, ao observar a concentração de indústrias na França, concluiu que grandes polos industriais de crescimento se originam próximos de grandes aglomerações urbanas. Além disso, nota-se que esses grandes complexos industriais atraem uma série de infraestruturas ao seu redor (comércios, redes de serviços) para atender a demanda da população que migra para essa região industrial. 
(3) Configura uma justaposição espacial de acumulação, na qual os superlucros são extraídos de uma diferenciação regional e internacional de níveis de riqueza econômica.
Essa hipótese alude-se à Teoria do desenvolvimento desigual e combinado. De viés marxista, a teoria foi criada pelo russo León Trostky versa sobre a ocorrência simultânea de desenvolvimentos avançados e atrasados na dinâmica econômica dos países. Ao observar a desigualdade econômica presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, o russo afirma que os países mais ricos obtém seus lucros exorbitantes explorando as fragilidades econômicas de países mais pobres, o que revela os níveis desiguais de riqueza econômica dos países espalhados pelo mundo.
Portanto, a sequência correta das teorias e seus respectivos significados é: 2,1,4 e 3.




Gabarito da questão: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

2,1,4,3

  • Teoria dos Circuitos Urbanos - Milton Santos-
  1. Superior
  • Alta tecnologia
  • Visa o mercado externo
  • Latifúndios

2., inferior

  • Minifúndio
  • Pouca tecnologia
  • mercado interno

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo