A partir do ano 2000, a América Latina demarcou importante ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q946386 Geografia
A partir do ano 2000, a América Latina demarcou importante mudança em seu quadro geopolítico, ao construir um cenário que contemplou uma diversidade de correntes ideológicas alternativas e experiências governamentais heterodoxas. Porém, a partir de 2012, esse movimento entrou numa fase de esgotamento, representando uma crise do chamado “ciclo progressista” e o retorno a um “ciclo conservador” na política e na economia. Acerca desse conjunto de transformações, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema a política da América Latina e a sua atual dinâmica nos dias atuais. Nela, o candidato precisa assinalar a alternativa que melhor indica a situação política em país e sua atual realidade.
Para responder corretamente a questão, o candidato precisa estar por dentro das atualidades políticas presentes nos países citados nas alternativas e ter conhecimento ideológico que se passa após as eleições que ocorrem nos mesmos. 
Explicado o que se pede na questão, vamos à análise das alternativas abaixo:

Letra A - Incorreta, embora a Venezuela atualmente enfrente preocupantes índices econômicos, como a pobreza, a desvalorização da sua moeda e a inflação dos preços, além de deter o maior controle do parlamento, o atual presidente venezuelano não conta com alta popularidade de seus cidadãos. Prova disso, é que em 2015 a oposição do atual governo venceu de maneira esmagadora as eleições legislativas. Outro indício que comprova tal afirmação, refere-se ao apoio que Juan Guaidó obteve quando se autoproclamou presidente da Venezuela, em 2019, em que pesquisas na época apontam que autoproclamado presidente detinha cerca de 65% da aprovação popular dos venezuelanos.
Letra B - Correta, pois aproveitando a onda conservadora que se espalhava pela América Latina, entre 2015 a 2017, Sebastian Piñera foi eleito com 54,58% dos votos, derrotando Nuvea Mayoría, candidato da centro-esquerda chilena. No país, tal derrota além de estar atribuída a essa onda no período citado, também foi oriunda da falta de coalizão e das muitas divergências internas que ocorriam nos grupos de centro-esquerda no país que governava desde a década de 1990.
Letra C - Incorreta, pois nas eleições de 2019, Evo Morales, que conseguiu ser eleito em seu país com 46% contra Carlos Mesa, teve sua reeleição impedida por conta de acusações que apontavam fraudes na contabilização dos votos. Após muitos protestos anti e pró-Morales, que culminaram em mais de um mês de conflitos e violência nas manifestações, Morales decidiu se exilar do país e renunciar a sua candidatura. 
Letra D - Incorreta, pois Mauricio Macri, candidato de direita que derrotou o kirchenismo promoveu uma grande abertura econômica no país, e adotando o neoliberalismo de mercado em suas políticas econômicas se contrapondo com as políticas adotado pelos governos passados.




Gabarito da questão: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(B)

O ex-presidente chileno Sebastián Piñera conseguiu uma vitória muito clara sobre o rival Alejandro Guillier e será outra vez presidente do Chile por quatro anos. O conservador venceu por mais de nove pontos de diferença (54,5% dos votos, ante 45,5% de Guillier). A diferença de nove pontos é muito acima da esperada, o que representa uma derrota muito dura para o progressista, que claramente não conseguiu atrair para si os 20% de chilenos que apoiaram no primeiro turno a esquerdista Frente Amplio. Guillier perdeu inclusive em sua região, Antofagasta. Essa vitória consolida no Chile a guinada liberal da região que teve início em 2015 na Argentina com a vitória de Mauricio Macri, fiel apoiador de Piñera, tanto que até provocou uma grande tensão diplomática ao respaldá-lo abertamente em plena campanha.

Fonte: 
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/17/internacional/1513524486_934861.html


#FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo