“O mundo estaria se ‘desterritorializando’? Sob o impacto d...
“O mundo estaria se ‘desterritorializando’? Sob o impacto dos processos de globalização que ‘comprimiram’ o espaço e o tempo, (...) o que restaria de nossos ‘territórios’, de nossa ‘geografia’?
Fonte: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização – do fim dos territórios à multiterritorialidade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp. 19 e 20.
Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: D
Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca
A de uma tendência ao enfraquecimento dos controles territoriais, em consequência de uma rearticulação das velocidades na sociedade do movimento. (HA UM FORTALECIMENTO DO CONTROLE TERRITORIAL EM CONSEQUÊNCIA DAS TENDENCIAS GLOBALIZANTES QUE IMPÕE)FONTE: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/22589/pdf
Marquei a letra "C". Talvez eu tenha feito uma interpretação equivocada do conceito de "esvazia o território", vez que a multiplicidade de culturas resultam na perda da própria identidade cultural territorial.
Quanto aos guetos estampados na letra "D", por si só, já uma miscigenação de culturas, independente do processo de globalização, contemporâneo ou não.
Essa é minha análise acerca da questão.
Alguem pode explicar pq N a? E pq a D??
Territorializações efetivamente múltiplas – uma “multiterritorialidade” em sentido estrito, construídas por grupos ou indivíduos que constróem seus territórios na CONEXÃO FLEXÍVEL de territórios multifuncionais e MULTI-IDENTITÁRIOS
Disponível em: https://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo