Sobre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), predis...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão referente aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme a Lei nº 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, que estabelece as diretrizes para a promoção, proteção e recuperação da saúde no Brasil.
Alternativa Correta: A
A - A gratuidade no atendimento deve ser garantida, sem qualquer tipo de discriminação, assegurando acesso universal a todos os cidadãos.
Essa alternativa está correta porque reflete o princípio da universalidade e da equidade, pilares do SUS. Conforme o Art. 196 da Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Além disso, o Art. 7º da Lei nº 8.080/1990 reforça esses princípios.
Alternativas Incorretas:
B - O financiamento do SUS é feito de forma, exclusivamente, pública.
Esta alternativa está incorreta. O financiamento do SUS é majoritariamente público, mas não exclusivamente. De acordo com o Art. 196 da Constituição Federal e o Art. 198, o SUS é financiado com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. Isso pode incluir parcerias com o setor privado, desde que respeitadas as diretrizes do sistema.
C - A promoção da saúde deve ser feita, prioritariamente, através de ações de cura e reabilitação.
Essa afirmação está errada. O SUS prioriza ações de promoção e prevenção da saúde, antes das ações de cura e reabilitação. Isso está em consonância com o princípio da integralidade, conforme descrito no Art. 7º, inciso II da Lei nº 8.080/1990, que enfatiza a promoção, proteção e recuperação da saúde como um todo.
D - Deve haver priorização do atendimento nos hospitais de referência de alta complexidade, em todas as regiões do país, visto que essa é porta de entrada no sistema de atendimento à saúde.
Esta alternativa está errada. No SUS, a porta de entrada é a atenção básica ou primária, que deve resolver a maioria dos problemas de saúde da população. Os hospitais de alta complexidade são usados quando necessário, mas não são a porta de entrada inicial do sistema. Isso está em linha com o princípio da descentralização e hierarquização dos serviços de saúde.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer as nuances dos princípios do SUS. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A gratuidade no atendimento deve ser garantida, sem qualquer tipo de discriminação, assegurando acesso universal a todos os cidadãos.
A - Gratuidade no atendimento deve ser garantida, sem qualquer tipo de discriminação, assegurando acesso universal a todos os cidadãos.
RESPOSTA CORRETA - PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE
B - O financiamento do SUS é feito de forma, exclusivamente, pública.
RESPOSTA ERRADA - O financiamento do SUS é tripartite, ou seja, é responsabilidade de todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal.
C- A promoção da saúde deve ser feita, prioritariamente, através de ações de cura e reabilitação.
RESPOSTA ERRADA - É uma estratégia para melhorar a qualidade de vida da população. Devem considerar os determinantes sociais da saúde, como modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.
D- Deve haver priorização do atendimento nos hospitais de referência de alta complexidade, em todas as regiões do país, visto que essa é porta de entrada no sistema de atendimento à saúde.
RESPOSTA ERRADA - Porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Atenção Básica ou Primária (APS). As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são as unidades de saúde que fazem parte da APS e são o primeiro ponto de contato dos usuários com o SUS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo