– Segundo o DSM-V, os delírios são:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1275713 Psicologia
– Segundo o DSM-V, os delírios são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

Os delírios são definidos pelo DSM-V como crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. O conteúdo dessas crenças pode variar amplamente, incluindo temas como persecutório, de referência, somático, religioso e de grandeza.

A compreensão dessa definição é crucial para um profissional de psicologia, pois os delírios são um sintoma central em diversos transtornos psicóticos, como a esquizofrenia. Eles representam uma convicção inabalável do indivíduo na veracidade da sua crença, mesmo quando confrontado com provas em contrário.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas para entender por que não se encaixam na definição de delírios:

A) Esta alternativa descreve alucinações, que são experiências semelhantes à percepção sem um estímulo externo real. Alucinações são percepções enganosas, enquanto delírios são crenças falsas.

B) Esta alternativa refere-se a alterações no discurso, como o descarrilamento ou afrouxamento das associações, que são sintomas associados a transtornos do pensamento, mas não delírios.

D) Aqui, a descrição é sobre afetividade diminuída, como a redução da expressão emocional, que é um sintoma negativo comum em transtornos psicóticos, mas não se refere a delírios.

E) Essa opção descreve anedonia, que é a incapacidade de sentir prazer, frequentemente encontrada em depressão grave e alguns transtornos psicóticos, mas também não está ligada diretamente a delírios.

Compreender as diferenças entre esses conceitos permite uma melhor identificação dos sintomas e uma consequente intervenção mais eficaz nos transtornos mentais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

c. Crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas (p. ex., persecutório, de referência, somático, religioso, de grandeza). CORRETO!

Os delírios afetam a função psíquica do pensamento, sendo composto por ideias fixas, não passíveis de mudança mesmo que conflitantes com a realidade do sujeito.

O item B torna-se errado ao afirmar que "costumam ser inferidos a partir do discurso", quando, na verdade, eles só inferidos pelo DISCURSO.

As alucinações afetam o domínio da sensopercepção, o sujeito visualiza objetos e pessoas que não existem, q não possuem qualquer relação com a realidade.

Complementando:

A)   Refere-se a alucinações;

B)    Refere-se à desorganização do pensamento (transtorno do pensamento formal);

D)  Conceito que se refere à Expressão emocional diminuída ( é um dos sintomas negativos especialmente proeminente na esquizofrenia);

E))   Anedonia (é um sintoma negativo).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo