No célebre texto Recordar, repetir e elaborar, Freud discorr...
No célebre texto Recordar, repetir e elaborar, Freud discorre acerca da repetição e de sua intrínseca relação com o tratamento analítico. Nele nos diz: “é preciso dar tempo ao paciente para que ele se enfronhe na resistência agora conhecida, para que a elabore, para que a supere, prosseguindo o trabalho (...)”.
Sendo assim, examine os enunciados abaixo:
I. A temática da repetição aparece, na teoria freudiana, de forma lateral, não trazendo muitas contribuições ao entendimento da formação sintomática.
II. Os processos de perlaboração são indispensáveis para a diminuição da repetição sintomática, chegando a ser a sua contrapartida fundamental.
III. Nesse texto, Freud chega a denominar de “campo psíquico” os processos que ocorrem via elaboração, sendo este o campo por excelência da psicanálise.
IV. O processo analítico consegue extirpar a compulsão à repetição, já que a elaboração suplantaria os domínios da repetição.
V. Não há “convite” ao analisante para que suas repetições se apresentem no setting analítico, já que elas freiam os processos de elaboração.
Marque a alternativa correta.