Uma equipe que usa programação orientada a objetos e UML cri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q873516 Engenharia de Software
Uma equipe que usa programação orientada a objetos e UML cria um
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Para resolver a questão, é necessário conhecer os principais tipos de diagramas da Unified Modeling Language (UML) e suas respectivas finalidades dentro do contexto da programação orientada a objetos.

O Diagrama de Classes é uma das representações fundamentais na UML, sendo essencial para documentar as estruturas estáticas de um sistema. Nele, você captura:

  • Classes: Elementos que definem as propriedades (atributos) e comportamentos (métodos) de objetos.
  • Relacionamentos: Associações que conectam as classes entre si, como herança (generalização/especialização), agregação e composição.

O gabarito correto (A) é fundamentado na descrição exata do propósito de um diagrama de classes. Assim, ao registrar as classes e os relacionamentos entre elas, os desenvolvedores conseguem ter uma visão clara da estrutura e da dinâmica das interações entre as partes de um sistema orientado a objetos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Diagrama de componentes / de estrutura composta (Estático) - Parte lógica substituível de um sistema ao qual se adapta e fornece a realização de um conjunto de interfaces. Fornecem flexibilidade e qualidade ao seu sistema. Não mostra sequência de mensagens por meio dos componentes.

 

Diagrama de Atividades - Exibe a estrutura de processo como um o fluxo de controle e os dados de cada etapa. Abrange a visão dinâmica do sistema. Costumam conter estados de atividade e estados de ação, transições e objetos. Dá ênfase ao fluxo de controle entre objetos (de uma etapa para outra). Suporta e estimula o comportamento paralelo!

 

Diagrama de Implantação - Mostra a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os artefatos que neles existem. Muito utilizado para mostrar a distribuição física de onde seu sistema está sendo executado.

 

a) ok

b) diagrama de maquina de estados para refletir as mudanças de estado de um objeto.

c) diagrama de sequencia para ilustrar trocas de mensagens entre classes.

d) diagrama de classe tambem indica as generalizações/especializações.

Alternativa A: Diagrama de classes para registrar classes e os relacionamentos entre elas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo