A programação orientada a objetos:
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Alternativa correta: C - faz uso de conceitos como classe, interfaces e envio de mensagens.
Vamos esclarecer por que essa alternativa é a correta e discorrer sobre o tema da programação orientada a objetos (POO). A POO é um paradigma de programação baseado no conceito de "objetos", que podem conter dados, na forma de campos, muitas vezes conhecidos como atributos, e código, na forma de procedimentos, geralmente chamados de métodos. Um dos pontos fortes desse paradigma é a capacidade de modelar o mundo real de maneira intuitiva.
As classes são os "blueprints" ou projetos para criar objetos, fornecendo a estrutura inicial e os comportamentos que os objetos terão. As interfaces definem contratos que as classes podem implementar, possibilitando que diferentes classes compartilhem a mesma interface, mas tenham implementações diferentes. Isso é extremamente útil para garantir que diferentes objetos possam ser usados de maneira intercambiável, desde que sigam o contrato definido pela interface.
O envio de mensagens é uma maneira de pensar sobre a comunicação entre os objetos, onde um objeto solicita a execução de um método de outro objeto. Este é o coração da interação entre objetos no paradigma orientado a objetos.
Por que a alternativa C é correta? Ela encapsula os três pilares fundamentais da POO. O conceito de classes e interfaces é fundamental na criação de tipos e na definição de comportamentos e estruturas que serão utilizadas pelos objetos. O envio de mensagens é o meio pelo qual os objetos interagem entre si, seguindo o princípio da encapsulação e da separação de preocupações, que são bases da POO.
Entender esses conceitos é crucial não só para responder a questões de concursos públicos, mas também para aplicar as melhores práticas de engenharia de software no desenvolvimento de sistemas orientados a objetos eficientes, manuteníveis e escaláveis.
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Comentários
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a) ERRADA. É possível utilizar a sobrecarga, forma de polimorfismo, sem precisar usar a herança
Segue uma questão que aborda isso...
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: BACEN Prova: Analista - Análise e Desenvolvimento de Sistemas
No paradigma orientado a objetos, o polimorfismo está relacionado à herança de métodos. O Java possui duas modalidades de polimorfismo: overriding, que consiste em alterar o método em uma subclasse mantendo-se sua mesma assinatura da superclasse; e overloading, no qual há métodos de mesmo nome associados por meio da herança, porém, com argumentos diferentes.
Resposta: Errada
b) ERRADA. O programador possui esse dom, independente da linguagem :)
c) CERTA
d) ERRADA. Pode reutilizar código sem precisar necessariamente da herança (extender outra classe). Ex.: Uso de bibliotecas
c-
Orientação a objeto significa que a lingaugem deve relfetir a realidade. Linguagem estrutural é por instruções, uma atras de outra de modo sequencial
Alternativa C: Faz uso de conceitos como classe, interfaces e envio de mensagens.
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