A Teoria Motivacional da Equidade, de J. Stacy Adams, afirma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q519420 Administração Geral
A Teoria Motivacional da Equidade, de J. Stacy Adams, afirma que os funcionários tendem a julgar o conceito de justiça por meio da comparação dos resultados que eles recebem com seus inputs mais relevantes, com outras pessoas. Se os funcionários percebem a existência de equidade, eles continuarão motivados a manter aproximadamente os mesmos níveis de contribuição anteriores. Caso contrário, sob condições de iniquidade, experimentarão uma tensão que criará a motivação para reduzir essa iniquidade. As ações resultantes podem ser físicas ou psicológicas, internas ou externas, conforme combinadas e numeradas a seguir, de 1 a 6, nas condições de iniquidade de super-recompensa e sub-recompensa. Em seguida, estão as possíveis reações para cada combinação ação-condição de recompensa. Relacione as combinações de ações-condições resultantes com as respectivas possíveis reações e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
1. Ação interna, física na condição de super-recompensa.  2. Ação interna, física na condição de sub-recompensa.  3. Ação interna, psicológica na condição de super-recompensa.  4. Ação interna, psicológica na condição de sub-recompensa.  5. Ação externa, física na condição de super-recompensa.  6. Ação externa, física na condição de sub-recompensa. 
( ) Descontar a recompensa.  ( ) Solicitar mais recompensas e/ou possivelmente, abandonar o emprego.  ( ) Trabalhar mais intensamente . ( ) Encorajar o indivíduo utilizado como padrão de comparação a demandar mais recompensa.  ( ) Produtividade reduzida.  ( ) Inflacionar o valor da recompensa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: B - 3 – 6 – 1 – 5 – 2 – 4.

A questão aborda a Teoria da Equidade de J. Stacy Adams, que é um importante conceito dentro da Gestão Estratégica e Comportamento Organizacional. Esta teoria sugere que os funcionários avaliam a justiça de suas recompensas em comparação com seus esforços e, principalmente, em relação aos esforços e recompensas de outras pessoas.

Segundo Adams, percepções de equidade ou iniquidade influenciam diretamente a motivação dos funcionários. Quando os indivíduos percebem iniquidade, eles podem sentir tensão e, como resultado, buscarão reduzir essa sensação de alguma forma, seja por meio de ações internas (psicológicas ou físicas) ou externas (psicológicas ou físicas).

Vamos analisar cada uma das ações e condições mencionadas na alternativa correta para entender por que ela está correta:

3. Ação interna, psicológica na condição de super-recompensa: "Inflacionar o valor da recompensa".

Quando um funcionário percebe que está recebendo mais do que mereceria (super-recompensa), ele pode tentar justificar isso internamente, inflacionando mentalmente o valor da recompensa.

6. Ação externa, física na condição de sub-recompensa: "Solicitar mais recompensas e/ou possivelmente, abandonar o emprego."

Nessa situação, o funcionário se sente injustiçado e age externamente, seja solicitando mais recompensas ou até mesmo abandonando o emprego.

1. Ação interna, física na condição de super-recompensa: "Descontar a recompensa".

Fazendo um ajuste interno, o funcionário pode sentir a necessidade de descontar a recompensa para equilibrar a percepção de equidade.

5. Ação externa, física na condição de super-recompensa: "Encorajar o indivíduo utilizado como padrão de comparação a demandar mais recompensa".

O funcionário pode tentar equilibrar a equidade encorajando os colegas a também buscarem recompensas maiores.

2. Ação interna, física na condição de sub-recompensa: "Produtividade reduzida".

Quando se sente sub-recompensado, o funcionário pode reduzir seu esforço como forma de equilibrar o que considera uma injustiça.

4. Ação interna, psicológica na condição de sub-recompensa: "Trabalhar mais intensamente".

Alguns funcionários podem tentar superar a iniquidade percebida aumentando seu esforço, na esperança de obter recompensas justas no futuro.

Assim, a alternativa correta B - 3 – 6 – 1 – 5 – 2 – 4, apresenta a correspondência adequada entre as ações e as condições de recompensa, conforme postulado pela Teoria da Equidade de J. Stacy Adams.

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alt. B

Sinistra essa questão. O que encontrei sobre essa Teoria não ajuda a respondê-la... Mas... 

O empregado percebe o que recebeu de uma situação de trabalho (resultados) em relação ao que embutiu nele (insumos). Ao comparar sua proporção resultados-insumos com a proporção de outros indivíduos, o empregado pode chegar a três percepções: 

a) se a proporção resultados-insumos do trabalhador for equivalente a de indivíduos que considera relevante para a comparação, este trabalhador perceberá um estado de eqüidade.

b) se a proporção resultados-insumos for maior, o empregado verificará um estado de recompensa, tendo em vista que está super-recompensado.

c) se a proporção resultados-insumos for menor, ele perceberá também um estado de injustiça, pois está sub-recompensado (ROBBINS, 2002).

 

Não ajuda muito, sei. Mas essa banca é assim: estude e reze para que o examinador não esteja bêbado na hora de elaborar as questões.

Examinador louco...louco...louco!

Engraçado são as estatísticas onde os acertos chegam a 42%, quase metade, e eu pensando que quase ninguem acertaria uma questão dessa. 

 

O uso de diferentes comparações

 

 

Existem 4 (quatro) pontos de referência que são adotados para serem utilizados como método de comparação sobre determinado comportamento ou ação, são eles:

 

 

Próprio-interno: Determinada experiência em uma diferente posição dentro da mesma organização.

 

Próprio-externo: Determinada experiência em uma diferente posição em outra organização.

 

Outro-interno: Outro indivíduo ou grupo de pessoas dentro da mesma organização.

 

Outro-externo: Outro indivíduo ou grupo de pessoas em outra organização.

 

Os colaboradores podem fazer diferentes comparações com seus amigos, colegas, familiares ou empregos por onde tiverem passado. O ponto de referência adotado por eles é definido pelas informações que o mesmo possui sobre os seus referenciais, assim como a variação que eles exercem sobre seu comportamento, desta forma leva os indivíduos a utilizarem-se de 4 (quatro) variáveis moderadoras: sexo; tempo que está no emprego; nível da organização e todo o seu conteúdo educacional ou profissional adquirido.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_equidade

Comentário sobre Teoria Motivacional da Equidade esta na pagina Pg.118 (Quadro Resumo).

https://books.google.com.br/books?id=PYOaAgAAQBAJ&pg=PA117&lpg=PA117&dq=A+Teoria+Motivacional+da+Equidade,+de+J.+Stacy+Adams,+afirma+que+os+funcion%C3%A1rios+tendem+a+julgar+o+conceito+de+justi%C3%A7a+por+meio+da+compara%C3%A7%C3%A3o+dos+resultados+que+eles+recebem+com+seus+inputs+mais+relevantes,+com+outras+pessoas.&source=bl&ots=rO8dVQvoCU&sig=G9MgDft2trp1G07gICkxaMvo6IE&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjX3-GI-eLRAhVGGpAKHU7jBJgQ6AEIJzAC#v=onepage&q&f=false

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo