Dominação significa o exercício de influência decisiva e de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2248817 Sociologia
Dominação significa o exercício de influência decisiva e determinante de uns indivíduos sobre os outros. Para Max Weber, pode-se distinguir três tipos de dominação: racional, tradicional e carismática. À luz desse tema, julgue o item subseqüente.
O patriarcalismo é um tipo de dominação racional.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado.

Explicação:

Max Weber, um dos sociólogos mais influentes, distinguiu três tipos de dominação legítima: racional-legal, tradicional e carismática. Cada uma dessas formas de dominação é baseada em diferentes tipos de legitimidade e estruturas de poder.

Dominação Racional-Legal: Esta forma de dominação é baseada em um sistema de regras e leis formalmente estabelecidas e em um corpo de funcionários que exerce autoridade segundo essas regras. A legitimidade vem da crença na legalidade das normas e o direito dos líderes de emitir ordens.

Dominação Tradicional: Caracteriza-se pela legitimidade que deriva dos costumes e tradições estabelecidos. A autoridade é vista como legítima devido ao respeito pelas práticas tradicionais e pela crença de que determinadas pessoas ou grupos têm o direito, por tradição, de exercer poder.

Dominação Carismática: É baseada na devoção à santidade ou heroísmo de uma pessoa, ou no caráter exemplar de um líder, e na ordem normativa ou revelações proclamadas por ele. A legitimidade vem da confiança nos atributos extraordinários do líder.

Com essa contextualização, podemos analisar a afirmação da questão de que o patriarcalismo é um tipo de dominação racional. Essa afirmação está incorreta, pois o patriarcalismo é, na verdade, um exemplo clássico de dominação tradicional. Ele se baseia em tradições e costumes que atribuem autoridade a figuras paternas ou masculinas em uma estrutura familiar ou social.

Portanto, ao afirmar que o patriarcalismo é um tipo de dominação racional, a questão comete um erro, uma vez que o patriarcalismo não se fundamenta em regras legalmente estabelecidas ou racionalmente criadas, mas sim em tradições e costumes históricos. Por isso, a alternativa correta é E - errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Dominação tradicional em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o “senhor”, e os queobedecem são “súditos”, enquanto que o quadro administrativo é formado por “servidores”.Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição, cuja violação desconsiderada pora arte do senhor poria em perigo a legitimidade do seu próprio domínio, que repousa exclusivamente na santidade delas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo