Dominação significa o exercício de influência decisiva e de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2248818 Sociologia
Dominação significa o exercício de influência decisiva e determinante de uns indivíduos sobre os outros. Para Max Weber, pode-se distinguir três tipos de dominação: racional, tradicional e carismática. À luz desse tema, julgue o item subseqüente.
A sociedade moderna assenta-se exclusivamente na dominação racional. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E é a correta.

Para entender por que a alternativa está errada, precisamos compreender os conceitos de dominação segundo Max Weber. Weber distingue três tipos de dominação: racional-legal, tradicional e carismática.

Dominação Racional-Legal: Este tipo de dominação baseia-se em um sistema de regras e normas estabelecidas. A autoridade é exercida através de uma estrutura burocrática e é típica das sociedades modernas. No entanto, afirmar que a sociedade moderna é exclusivamente sustentada por este tipo de dominação é equivocado.

Dominação Tradicional: Este tipo de dominação é baseada em tradições e costumes. A legitimidade da autoridade vem do respeito e da aceitação dessas tradições, o que pode ser observado em monarquias tradicionais ou em algumas comunidades rurais.

Dominação Carismática: Neste caso, a autoridade é baseada no carisma de um líder, que é seguido por suas qualidades excepcionais e pela devoção dos seguidores. Os exemplos mais comuns são líderes revolucionários e figuras religiosas.

Embora a dominação racional-legal seja predominante nas sociedades modernas, não é correto dizer que ela é exclusiva. Elementos de dominação tradicional e carismática ainda coexistem e influenciam as estruturas sociais contemporâneas.

Assim, a justificativa para a correção da alternativa E está no entendimento de que a sociedade moderna não se sustenta exclusivamente na dominação racional. Ela inclui também aspectos de dominação tradicional e carismática, refletindo a complexidade das relações de poder e autoridade.

Espero que esta explicação tenha esclarecido o tema da questão e os conhecimentos necessários para resolvê-la. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Existem três tipos de dominação legítima para Max Weber

a) Dominação legal: considerada a forma mais legítima de dominação, uma vez que se daria em razão de uma convenção social – baseando-se na doutrina contratualista -, por meio de mandamentos legais. Apenas será considerada legítima se o Estado também estiver submetido à legislação vigente.

b) Dominação tradicional: se dá por meio da obediência à costumes e tradições em voga em determinada sociedade. Exemplo clássico desse tipo de dominação é o sistema patriarcal, onde a figura do patriarca se sobrepõem aos demais.

c) Dominação carismática: ocorre por meio da utilização da persuasão e do carisma de determinada pessoa (líder) de para a mobilização de grande número de pessoas, com o objetivo de possuir autoridade e controle sobre elas. Como exemplo tem-se a Alemanha nazista de Hitler.

Fonte: Brasil Escola.

Predomina a dominação racional legal, mas não é exclusiva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo