A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563970 Saúde Pública
A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras. Sobre a Vigilância da Raiva Animal, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B - com antecedentes ou não

os sintomas da raiva são inespecíficos

B. Caso suspeito é todo paciente com quadro clínico sugestivo de encefalite, exclusivamente, com antecedentes de exposição à infecção pelo vírus rábico.

A definição correta de um caso suspeito de raiva não se limita exclusivamente a encefalite, mas inclui qualquer quadro neurológico agudo com antecedentes de exposição ao vírus rábico.

Atentar-se ao termo "exclusivamente" que pode ser um forte indício de resposta, quando a banca busca restringir dessa forma. Ainda mais nesse caso, exclusivamente com antecedentes de exposição? Não faz sentido.

gabarito: B

A letra 'A' engana bem. Importante lembrar que, não havendo possibilidade de diagnóstico laboratorial, a raiva pode ser detectada por sintomas + exposição prévia a provável fonte de infecção.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo