A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563970 Saúde Pública
A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras. Sobre a Vigilância da Raiva Animal, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão aborda a Vigilância da Raiva Animal, uma doença viral que é crítica para a saúde pública devido à sua alta letalidade e possibilidade de prevenção. Para resolvê-la, é necessário compreender como a raiva é diagnosticada, os critérios para a definição de casos, e as medidas de vigilância epidemiológica.

Alternativa Correta: A alternativa B é incorreta. Ela afirma que um "caso suspeito" de raiva é identificado exclusivamente por um quadro clínico sugestivo de encefalite com antecedentes de exposição ao vírus rábico. No entanto, na prática, a suspeita de raiva não se limita apenas ao quadro de encefalite; outros sinais clínicos e contextos epidemiológicos também são considerados.

Justificativa das Alternativas:

A: Esta alternativa descreve corretamente o critério clínico-epidemiológico para um paciente com encefalite que teve exposição a uma possível fonte de infecção pela raiva, especialmente quando o diagnóstico laboratorial não é possível.

C: A descrição do critério laboratorial está correta. Um caso confirmado de raiva pode ser identificado através de técnicas diagnósticas como imunofluorescência direta, prova biológica, ou PCR, que são métodos reconhecidos para detectar o vírus da raiva.

D: Esta alternativa está correta ao afirmar a importância dos dados epidemiológicos na vigilância da raiva. Esses dados são cruciais tanto para a decisão de tratamento profilático em humanos quanto para o controle da doença em animais, sendo responsabilidade dos profissionais de saúde e veterinários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B - com antecedentes ou não

os sintomas da raiva são inespecíficos

B. Caso suspeito é todo paciente com quadro clínico sugestivo de encefalite, exclusivamente, com antecedentes de exposição à infecção pelo vírus rábico.

A definição correta de um caso suspeito de raiva não se limita exclusivamente a encefalite, mas inclui qualquer quadro neurológico agudo com antecedentes de exposição ao vírus rábico.

Atentar-se ao termo "exclusivamente" que pode ser um forte indício de resposta, quando a banca busca restringir dessa forma. Ainda mais nesse caso, exclusivamente com antecedentes de exposição? Não faz sentido.

gabarito: B

A letra 'A' engana bem. Importante lembrar que, não havendo possibilidade de diagnóstico laboratorial, a raiva pode ser detectada por sintomas + exposição prévia a provável fonte de infecção.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo