Palavras antônimas são palavras que apresentam um significa...
Palavras antônimas são palavras que apresentam um significado contrário na representação de uma ideia. Além de contrariedade e oposição, os antônimos podem também estabelecer correlação e complementaridade.
I - A antonímia é habitualmente estabelecida entre palavras diferentes, com radicais diferentes, por exemplo, bom e mau.
II - Os antônimos podem ser formados, também, por prefixos de negação, como: in-, des-, a-, por exemplo, atento e desatento.
III - Os antônimos podem, ainda, ser representados por palavras que já apresentam prefixos cujos significados são contraditórios, por exemplo, infeliz como antônimo de feliz.
Está(ão) correta(s) apenas:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: D
I - A antonímia é habitualmente estabelecida entre palavras diferentes, com radicais diferentes, por exemplo, bom e mau → CORRETO. Trata-se de termo com significados contrários, exemplos: bom/mau; bem/mal; dia/noite; claro/escuro; doce/azedo; sujo/limpo, etc.
II - Os antônimos podem ser formados, também, por prefixos de negação, como: in-, des-, a-, por exemplo, atento e desatento → CORRETO. São prefixos que denotam negação, atento (=quem tem atenção); desatento (=sem atenção).
III - Os antônimos podem, ainda, ser representados por palavras que já apresentam prefixos cujos significados são contraditórios, por exemplo, infeliz como antônimo de feliz → INCORRETO. "Feliz" não possui prefixo de negação.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Nunca via encher tanta linguiça para cobrar algo tão simples,
Errei :(
Realmente, uma das poucas vezes que o Arthur não conseguiu me convencer. Não faz sentido essa resposta da banca (o que parece costumeiro vindo da IBADE/FUNCAB).
Se alguém souber, estou no aguardo.
Não enxerguei o erro da III.
Edit: Pesquisando um pouco, encontrei a fonte da questão. Realmente, por mais que seja complicado detectar a olho nu, o prefixo "in-" sugere negação e não contradição: infeliz é alguém não feliz.
Antônimos com prefixos contraditórios:
- exteriorizar e interiorizar;
- progressão e regressão;
- ascendente e descendente.
Fonte: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/
Para mim não faz sentido, pois na contradição um termo anula, limita o outro. Uma pessoa não pode estar feliz e triste ao mesmo tempo, e sim, em um caso concreto, alternar esporadicamente entre um e o outro. Assim como não há paz durante uma guerra e guerra durante a paz. Um anula o outro indiscutivelmente, pois quando começa-se a guerra, acaba-se a paz e vice-versa. Antônimos contrários não são limitadores gerais como os contraditórios.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo