Palavras antônimas são palavras que apresentam um significa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1169167 Português

Palavras antônimas são palavras que apresentam um significado contrário na representação de uma ideia. Além de contrariedade e oposição, os antônimos podem também estabelecer correlação e complementaridade.


I - A antonímia é habitualmente estabelecida entre palavras diferentes, com radicais diferentes, por exemplo, bom e mau.

II - Os antônimos podem ser formados, também, por prefixos de negação, como: in-, des-, a-, por exemplo, atento e desatento.

III - Os antônimos podem, ainda, ser representados por palavras que já apresentam prefixos cujos significados são contraditórios, por exemplo, infeliz como antônimo de feliz.


Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

I - A antonímia é habitualmente estabelecida entre palavras diferentes, com radicais diferentes, por exemplo, bom e mau → CORRETO. Trata-se de termo com significados contrários, exemplos: bom/mau; bem/mal; dia/noite; claro/escuro; doce/azedo; sujo/limpo, etc.

II - Os antônimos podem ser formados, também, por prefixos de negação, como: in-, des-, a-, por exemplo, atento e desatento → CORRETO. São prefixos que denotam negação, atento (=quem tem atenção); desatento (=sem atenção). 

III - Os antônimos podem, ainda, ser representados por palavras que já apresentam prefixos cujos significados são contraditórios, por exemplo, infeliz como antônimo de feliz → INCORRETO. "Feliz" não possui prefixo de negação.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Nunca via encher tanta linguiça para cobrar algo tão simples,

Errei :(

Realmente, uma das poucas vezes que o Arthur não conseguiu me convencer. Não faz sentido essa resposta da banca (o que parece costumeiro vindo da IBADE/FUNCAB).

Se alguém souber, estou no aguardo.

Não enxerguei o erro da III.

Edit: Pesquisando um pouco, encontrei a fonte da questão. Realmente, por mais que seja complicado detectar a olho nu, o prefixo "in-" sugere negação e não contradição: infeliz é alguém não feliz.

Antônimos com prefixos contraditórios:

  • exteriorizar e interiorizar;
  • progressão e regressão;
  • ascendente e descendente.

Fonte: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/

Para mim não faz sentido, pois na contradição um termo anula, limita o outro. Uma pessoa não pode estar feliz e triste ao mesmo tempo, e sim, em um caso concreto, alternar esporadicamente entre um e o outro. Assim como não há paz durante uma guerra e guerra durante a paz. Um anula o outro indiscutivelmente, pois quando começa-se a guerra, acaba-se a paz e vice-versa. Antônimos contrários não são limitadores gerais como os contraditórios.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo