Sobre o vírus zika, que recebeu a mesma denominação do local...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563973 Saúde Pública
Sobre o vírus zika, que recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda, o qual apresenta formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história, atribua para as alternativas V (verdadeira) e F (falsa): 
( ) O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. ( ) O principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti. Outras possíveis formas de transmissão do vírus zika precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos. ( ) Há evidências de transmissão do vírus zika por meio do leite materno, assim como por urina e saliva. ( ) São crescentes as evidências de que o vírus não é sexualmente transmissível.
Respondidas as alternativas, a sequência correta é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Transmissão

O principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti. Outras possíveis formas de transmissão do vírus zika precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos. Não há evidências de transmissão do vírus zika por meio do leite materno, assim como por urina e saliva. Conforme estudos aplicados na Polinésia Francesa, não foi identificada a replicação do vírus em amostras do leite, assim como a doença não pode ser classificada como sexualmente transmissível. Também não há descrição de transmissão por saliva. É crescente a evidência de que o vírus pode ser sexualmente transmissível. 

A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti.

Outras formas menos comuns de transmissão são por meio de transfusão de sangue ou da grávida para o bebê (para essa situação, há material específico sobre Síndrome Congênita associada a infecção pelo vírus zika, que pode ser conferido clicando aqui).

Ainda, há evidências de que o vírus seja sexualmente transmissível. Não há transmissão por contato direto com um doente.

Fonte: https://saude.rs.gov.br/zika-virus

D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo