Em “o que conduziu à formação” (L.15), o emprego do sinal in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327461 Português
Imagem 001.jpg

Considerando as informações e estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Em “o que conduziu à formação” (L.15), o emprego do sinal indicativo de crase é obrigatório, de forma que a omissão desse sinal alteraria os sentidos do texto e prejudicaria sua correção gramatical.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A crase é necessária devido à fusão da preposição “a”, regida pelo verbo “conduzir” (verbo transitivo indireto) com o artigo do substantivo “formação” (“a formação”). 

Alternativa correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Diego, diante da sua justificativa o simples fato de alterar o sentido da frase é condição suficiente para a sentença estar CORRETA, pois o enunciado diz alterar o sentido do texto E prejudicar a correção gramatical.
Muito complicado esse cespe... quando eu comecei a acertar as questões de erros semânticos e erros gramaticais (onde um erro NÃO implica a ocorrência do outro) vem a banca e me dá essa rasteira! Ora... muda o sentido SIM... mas não há erro gramatical quando retiro o artigo antes do substantivo, prevalecendo só a preposição... FALA SÉRIO CESPE!

Na minha opinião não existe problemas nesta questão, visto que o erro de correção gramatical se daria pela impossibilidade de utilizar o verbo conduzir como Verbo Transitivo Direto.


Por exemplo: 01 - Eu aspiro à nomeação em concurso público. (tudo OK)
                         02 - Eu aspiro a nomeação em concurso público. (Mudança de sentido, pois o verbo aspirar estaria nosentido de respirar, mas também iincorreção gramatical pela impossibilidade de "respirar a nomeação", obrigando o uso da crase.)


No caso em questão, o verbo conduzir como VTD (ou seja, sem a crase), estaria no sentido de guiar, transportar ou direcionar, o que ao meu ver não cabe no contexto da frase, acarretando, além da mudança de sentido (de acarretar a formação, para guiar a formação), um erro gramatical pela simples obrigatoriedade da crase exigida pelo contexto.
Olá, pessoal!! 
Vim a pedido da minha amiga, Gi!! 

Entendo que o verbo conduzir, no contexto, é transitivo indireto, de modo que a omissão do acento indicativo de crase prejudicaria a correção gramatical da oração.

"o que conduziu à formação".
Sujeito.
VTI.
Ob. Indireto.

Para complementar:
http://www.dicionarioderegencia.com.br/regencia-verbal/24-conduzir-verbo-transitivo-indireto-vti.html
Muito agradecida John! Obrigada por , mais uma vez, compartilhar um pouquinho do seu conhecimento conosco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo