“Ele estava ali num desses limites entre a cidade dos homens...

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Q2301223 Português
O mato


          Veio o vento frio, e depois o temporal noturno, e depois da lenta chuva que passou toda a manhã caindo e ainda voltou algumas vezes durante o dia, a cidade entardeceu em brumas. Então o homem esqueceu o trabalho e as promissórias, esqueceu a condução e o telefone e o asfalto, e saiu andando lentamente por aquele morro coberto de um mato viçoso, perto de sua casa. O capim cheio de água molhava seu sapato e as pernas da calça; o mato escurecia sem vaga-lumes nem grilos.
         Pôs a mão no tronco de uma árvore pequena, sacudiu um pouco, e recebeu nos cabelos e na cara as gotas de água como se fosse uma bênção. Ali perto mesmo a cidade murmurava, estava com seus ruídos vespertinos, ranger de bondes, buzinar impaciente de carros, vozes indistintas; mas ele via apenas algumas árvores, um canto de mato, uma pedra escura. Ali perto, dentro de uma casa fechada, um telefone batia, silenciava, batia outra vez, interminável, paciente, melancólico. Alguém, com certeza já sem esperança, insistia em querer falar com alguém.
        Por um instante o homem voltou seu pensamento para a cidade e sua vida. Aquele telefone tocando em vão era um dos milhões de atos falhados da vida urbana. Pensou no desgaste nervoso dessa vida, nos desencontros, nas incertezas, no jogo de ambições e vaidades, na procura de amor e de importância, na caça ao dinheiro e aos prazeres. Ainda bem que de todas as grandes cidades do mundo o Rio é a única a permitir a evasão fácil para o mar e a floresta. Ele estava ali num desses limites entre a cidade dos homens e a natureza pura; ainda pensava em seus problemas urbanos – mas um camaleão correu de súbito, um passarinho piou triste em algum ramo, e o homem ficou atento àquela humilde vida animal e também à vida silenciosa e úmida das árvores, e à pedra escura, com sua pele de musgo e seu misterioso coração mineral.

(ARRIGUCCI, Jr. Os melhores contos de Rubem Braga. São Paulo: Editora Global Ltda., 1985.) 
Ele estava ali num desses limites entre a cidade dos homens e a natureza pura; ainda pensava em seus problemas urbanos – mas um camaleão correu de súbito, um passarinho piou triste em algum ramo, e o homem ficou atento àquela humilde vida animal e também à vida silenciosa e úmida das árvores, e à pedra escura, com sua pele de musgo e seu misterioso coração mineral.” (3º§) Podemos afirmar que o travessão aplicado anteriormente tem o seguinte objetivo:
Alternativas

Gabarito comentado

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Alternativa correta: A

A questão aborda o uso do travessão no trecho citado do texto de Rubem Braga. Para resolvê-la, é necessário entender como a pontuação é utilizada para destacar informações dentro de um contexto narrativo.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa A está correta porque o travessão foi utilizado para destacar uma informação. No trecho “Ele estava ali num desses limites entre a cidade dos homens e a natureza pura; ainda pensava em seus problemas urbanos – mas um camaleão correu de súbito, um passarinho piou triste em algum ramo, e o homem ficou atento àquela humilde vida animal e também à vida silenciosa e úmida das árvores, e à pedra escura, com sua pele de musgo e seu misterioso coração mineral”, o travessão marca uma mudança de foco, destacando como os elementos da natureza mudam a atenção do personagem da reflexão urbana para a vida ao seu redor.

Análise das alternativas incorretas:

B: A alternativa B está incorreta porque o travessão não serve para estabelecer comentários irrelevantes. Pelo contrário, a informação após o travessão é significativa para a narrativa.

C: A alternativa C está incorreta porque o travessão não ressalta uma explicação fora do contexto literal. A descrição segue coerente com o contexto da narrativa, mostrando a transição da atenção do personagem.

D: A alternativa D está incorreta porque o travessão não tem o objetivo de influenciar o leitor sobre a prática da vida urbana. Ele apenas marca a mudança da reflexão do personagem para a observação do ambiente natural.

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Destacar uma informação.

as informações, geralmente, vêm: entre virgulas, entre travessões ou aspas.

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