Analise as orações seguintes: 1) “O Brasil é um país de gra...
Analise as orações seguintes:
1) “O Brasil é um país de grandes riquezas, mas o padrão de vida do seu povo é um dos mais baixos do mundo”.
2) “O São Francisco é o rio da unidade nacional; ele banha vários estados do Brasil e depois deságua no Atlântico”.
3) Embora o Rio de Janeiro seja um município de muita beleza, a mortalidade dos moradores de comunidades é um dos mais altos do Brasil”.
4) “Embora o Brasil seja um país de grandes riquezas, o padrão de vida do seu povo é um dos mais baixos do mundo”.
5) “O São Francisco, que é o rio da unidade nacional, banha vários estados do Brasil e depois deságua no Atlântico”.
6) “O Rio de Janeiro é um município de muita beleza, mas a mortalidade dos moradores de comunidades é um dos mais altos do Brasil”.
Considerando os processos sintáticos, subordinação e coordenação, a sequência correta é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: A
1) “O Brasil é um país de grandes riquezas, mas o padrão de vida do seu povo é um dos mais baixos do mundo” → COORDENAÇÃO. Conjunção coordenativa adversativa "mas" dando início a uma oração coordenada sindética adversativa. Temos um período composto por coordenação.
2) “O São Francisco é o rio da unidade nacional; ele banha vários estados do Brasil e depois deságua no Atlântico” → COORDENAÇÃO. Conjunção coordenativa aditiva "e" dando início a uma oração coordenada sindética aditiva. Temos um período composto por coordenação.
3) “Embora o Rio de Janeiro seja um município de muita beleza, a mortalidade dos moradores de comunidades é um dos mais altos do Brasil” → SUBORDINAÇÃO. Conjunção subordinativa concessiva "embora" dando início a uma oração subordinada adverbial concessiva. Temos um período composto por subordinação.
4) “Embora o Brasil seja um país de grandes riquezas, o padrão de vida do seu povo é um dos mais baixos do mundo” → SUBORDINAÇÃO. Conjunção subordinativa concessiva "embora" dando início a uma oração subordinada adverbial concessiva. Temos um período composto por subordinação.
5) “O São Francisco, que é o rio da unidade nacional, banha vários estados do Brasil e depois deságua no Atlântico” → SUBORDINAÇÃO. Pronome relativo "que" dando início a uma oração subordinada adjetiva explicativa (=entre pontuação). Temos um período composto por subordinação.
6) “O Rio de Janeiro é um município de muita beleza, mas a mortalidade dos moradores de comunidades é um dos mais altos do Brasil” → COORDENAÇÃO. Conjunção coordenativa adversativa "mas" dando início a uma oração coordenada sindética adversativa. Temos um período composto por coordenação.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Analise as conjunções...
Conjunções adversativas são conjunções coordenativas que expressam oposição. As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.
vm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo