A ecologia e a biogeografia têm como desafios o estudo das c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2903309 Biologia

A ecologia e a biogeografia têm como desafios o estudo das condições ambientais e dos processos bióticos determinantes da abundância e da distribuição das espécies. A influência da área do hábitat na riqueza e na ocupação do espaço pelas espécies tem sido testada em muitas comunidades animais, com ênfase na teoria de biogeografia de ilhas.

Segundo a atual Teoria do Equilíbrio da Biogeografia de Ilhas, o(s) mecanismo(s) que influencia(m) a relação

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E: "espécie-área foram sintetizados em um equilíbrio entre os processos de colonização/imigração e extinção/emigração".

A questão aborda a Teoria do Equilíbrio da Biogeografia de Ilhas, que é fundamental para entender a distribuição e a abundância das espécies em áreas isoladas, como ilhas. Esta teoria foi proposta por Robert MacArthur e Edward Wilson e destaca que a biodiversidade em uma ilha é um equilíbrio dinâmico entre dois processos principais: colonização/imigração e extinção/emigração.

Vamos analisar cada uma das alternativas para compreender melhor:

A - entre as espécies de qualquer área é, exclusivamente, a colonização.

Essa alternativa está incorreta porque não é apenas a colonização que influencia a relação espécie-área. A teoria do equilíbrio considera tanto a colonização quanto a extinção.

B - entre as espécies é, apenas, o tamanho da área a ser conquistada.

Esta alternativa também está incorreta porque, embora o tamanho da área seja importante, ele não é o único fator determinante. A teoria envolve também os processos de colonização e extinção.

C - espécie-área é, exclusivamente, a extinção seletiva.

Incorreta. A extinção seletiva é um processo importante, mas não é exclusivo. A colonização também desempenha um papel crucial na determinação da riqueza das espécies.

D - espécie-área foram sintetizados em um equilíbrio entre os processos de dispersão e colonização.

Embora essa alternativa pareça plausível, ela está incorreta. Os processos de dispersão e colonização são importantes, mas não explicam completamente a teoria do equilíbrio, que requer também a consideração das taxas de extinção.

E - espécie-área foram sintetizados em um equilíbrio entre os processos de colonização/imigração e extinção/emigração.

Correta. A teoria do equilíbrio da biogeografia de ilhas propõe que a riqueza de espécies em uma ilha é o resultado de um equilíbrio dinâmico entre as taxas de colonização/imigração de novas espécies e as taxas de extinção/emigração das espécies estabelecidas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo