Considere- Um código anexado ou logicamente associado a uma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q209309 Segurança da Informação
Considere

- Um código anexado ou logicamente associado a uma mensagem eletrônica que permite de forma única e exclusiva a comprovação da autoria de um determinado conjunto de dados (um arquivo, um e-mail ou uma transação).

- A verificação da origem do dado é feita com a chave pública do remetente.

Tais características se referem a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - uma assinatura digital.

Para entender por que essa é a alternativa correta, vamos analisar o enunciado e as características descritas.

O enunciado menciona um código anexado ou logicamente associado a uma mensagem eletrônica que permite a comprovação da autoria de um determinado conjunto de dados, como um arquivo, um e-mail ou uma transação. Além disso, a verificação da origem do dado é feita com a chave pública do remetente. Essas são características típicas de uma assinatura digital.

Vamos agora justificar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - uma unidade certificadora: Uma unidade certificadora, também conhecida como Autoridade Certificadora (AC), é uma entidade responsável por emitir certificados digitais. Ela não é responsável pela assinatura em si, mas sim pela emissão dos certificados que permitem a criação de assinaturas digitais.

C - um certificado digital: Um certificado digital é um documento eletrônico que contém a chave pública do titular e é emitido por uma Autoridade Certificadora. Ele permite que outras pessoas verifiquem a autenticidade da assinatura digital, mas não é o código anexado à mensagem que comprova a autoria.

D - uma chave criptográfica: Uma chave criptográfica é uma sequência de bits usada em algoritmos de criptografia. Existem dois tipos principais de chaves criptográficas: a chave pública e a chave privada. No contexto da assinatura digital, a chave privada é usada para assinar a mensagem, e a chave pública é usada para verificar a assinatura. No entanto, a chave em si não é o código anexado à mensagem que comprova a autoria.

E - um carimbo digital: Um carimbo digital é um mecanismo usado para garantir a integridade e a autenticidade de um documento eletrônico, muitas vezes incluindo uma marca temporal. Embora tenha funções semelhantes, ele não é especificamente um código anexado a uma mensagem para comprovar a autoria de um conjunto de dados como uma assinatura digital faz.

Em resumo, a assinatura digital (alternativa B) é a única que atende todas as características descritas no enunciado: um código anexado ou logicamente associado a uma mensagem eletrônica que permite a comprovação da autoria e cuja verificação é feita usando a chave pública do remetente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A assinatura digital permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isto e que ela nao foi alterada.

 

A assinatura digital baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informacão, então apenas seu dono poderia ter feito isto. A verificação da assinatura e feita com o uso da chave pública, pois se o texto foi codificado com a chave privada, somente a chave publica correspondente pode decodificá-lo.

 

Para contornar a baixa eficiência característica da criptografia de chaves assimetricas, a codificão é feita sobre o hash e nao sobre o conteúdo em si, pois é mais rápido codificar o hash (que possui tamanho fixo e reduzido) do que a informação toda.

 

Fonte: http://www.nic.br/media/docs/publicacoes/1/cartilha-seguranca-internet.pdf

Gabarito letra B.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo