O tráfico transatlântico de escravos oriundos da África tev...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra D
A alternativa correta é a letra D, mas a informação apresentada nessa opção não está correta. A Lei Eusébio de Queirós, promulgada em 1850, teve como objetivo principal encerrar o tráfico transatlântico de escravos para o Brasil, ou seja, a importação de escravos africanos. No entanto, ela não proibiu o tráfico interno de escravos dentro do país, que continuou existindo até a abolição da escravatura.
As demais alternativas são corretas e refletem aspectos diversos da escravidão no Brasil:
- Alternativa A
- Alternativa B
- Alternativa C
- Alternativa E
O tráfico de escravos foi, de fato, um negócio altamente lucrativo tanto para a metrópole portuguesa quanto para os colonos no Brasil.
Os quilombos apresentavam diferentes padrões e muitos estavam localizados próximos aos grandes centros urbanos, funcionando como refúgio para os escravos que conseguiam fugir.
'Negros de ganho' ou 'escravos de ganho' eram aqueles alugados para realizar diversos trabalhos, e o pagamento era entregue aos seus senhores.
A influência africana é indiscutível e está presente em muitos aspectos da cultura brasileira, enriquecendo a nossa identidade nacional em áreas como a culinária, a música e a religião.
Portanto, ao preparar-se para o concurso, é essencial entender que a Lei Eusébio de Queirós não abrangeu o tráfico interno de escravos, apenas o tráfico internacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D
GABARITO:D.
OBS: Ele pede a Incorreta
d) A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, colocou fim ao tráfico externo e interno de escravos
Errada, a Lei Eusébio de Queirós ele diminui o tráfico de escravos porém não colocou o fim
@maurofilho87
GAB-D
Lei Eusébio de Queirós ou lei n.º 581, de 4 de setembro de 1850, promulgada no , proibiu a entrada de africanos no Brasil, criminalizando quem a infringisse, conforme o seu artigo 3.º EU ESTAVA LÁ
A lei Eusébio de Queirós proibiu o comércio de escravos da África para o Brasil. A lei também era chamada de " lei para inglês vê", porque só proibia externamente, mas continuava com a comercialização interna, é tanto que só teve a proibição de fato em 1888 na Lei ÁUREA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo