Sobre os procedimentos de auditoria interna, previstos na NB...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
Você precisa fixar esse assunto porque cai muito!
VAMOS LÁ:
Palvaras chaves em vermelho que vi em questãóes.
Os testes mais comuns são os testes de observância (chamados também de procedimentos de controle, ou testes de controle) e os testes substantivos (sinônimo de Procedimentos analíticos substantivo.
Segundo a NBC TI 01:
Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.
Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e
c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
Os teste substantivos são definidos para AVALIAR a regularidade e a exatidão dos registros das operações nas Demonstrações Contábeis. Além disso, este teste tem por objetivo VALIDAR Transações, Saldos e Divulgações, a fim de obter evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos DADOS produzidos pelo SISTEMA DE INFORMAÇÃO da entidade. Assim, o objetivo é de detectar distorções relevantes.
Testes substantivos subdividem-se em:
a) Testes de Detalhes (transações, saldos e divulgações)
b) Procedimentos Analíticos Substantivos (revisão analítica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo