A síndrome do piriforme é frequentemente causada pelo uso ex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235298 Fisioterapia
A síndrome do piriforme é frequentemente causada pelo uso excessivo do músculo piriforme, ou seja, pode acontecer em atividades esportivas, como, por exemplo, corrida ou ciclismo. Qual teste ortopédico pode confirmar a Síndrome do Piriforme?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C - Teste de Freiberg.

A questão aborda a Síndrome do Piriforme, uma condição dolorosa que ocorre devido à compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme, localizado na região glútea. Esta síndrome é frequentemente desencadeada pelo uso excessivo do músculo piriforme, comum em atividades como corrida e ciclismo. Para resolver a questão, o aluno precisa ter conhecimento sobre os principais testes ortopédicos utilizados para diagnosticar diferentes condições musculoesqueléticas.

Justificando a alternativa correta:

O Teste de Freiberg é utilizado especificamente para verificar a Síndrome do Piriforme. Durante este teste, o paciente fica deitado em decúbito dorsal e o examinador realiza uma rotação interna passiva da coxa com o joelho em extensão, o que pode reproduzir a dor no trajeto do nervo ciático, indicando a presença da síndrome.

Analisando as alternativas incorretas:

A - Teste Hawkins Kennedy: Este teste é utilizado para avaliar o impacto subacromial no ombro, sendo útil no diagnóstico de tendinites e bursites subacromiais. Não tem relação com a Síndrome do Piriforme.

B - Teste de Neer: Também é um teste utilizado para avaliar o impacto subacromial no ombro, semelhante ao teste de Hawkins Kennedy, e não está relacionado à Síndrome do Piriforme.

D - Teste de Tínel: Este teste é utilizado para detectar irritação dos nervos periféricos. Pode ser usado, por exemplo, para o diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo, mas não é específico para a Síndrome do Piriforme.

E - Teste de Apley: Este teste é utilizado para avaliar a integridade dos meniscos e ligamentos do joelho, verificando lesões meniscais ou ligamentares. Também não tem relação com a Síndrome do Piriforme.

Entender a especificidade de cada teste ortopédico é essencial para o diagnóstico correto das diversas patologias musculoesqueléticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Teste de Freiberg (gabarito). Pcte fica em DD c/ FL de joelho a 90o. Refere dor ou irradiação ao realizar a RI de quadril.

A Teste Hawkins Kennedy. Braço flexionado a 90º no plano escapular, cotovelo flexionado e o braço é forçado passivamente em rotação externa, positivo se dor para impacto subacromial (tendinite do supraespinhal).

B Teste de Neer.  Enquanto a rotação escapular é impedida por uma das mãos do avaliador, o braço é passivamente forçado na elevação em um ângulo entre flexão e abdução pela outra mão. Uma forte pressão é aplicada com a articulação glenoumeral na posição neutra, em rotação externa. Positivo se dor para impacto subacromial  (bursa subacromial e supraespinhal)

C Teste de Freiberg. Pct fica em decúbito ventral c/ flexão de joelho a 90º. Refere dor ou irradiação ao realizar a rotação interna de quadril.

D Teste de Tínel. Efetua-se a percussão na superfície palmar do punho. Positivo para Sd do túnel do carpo se formigamento na distribuição mediana.



E Teste de Apley. Existe o Coçar de Apley em que o pct é coloca a mão atrás da cabeça e toca no ângulo superior da escápula oposta, em seguida coloca a mão atrás das costas e toca o ângulo inerior da escápula oposta, positivo se dor para tendinite dos tendões do MR, usualmente o tendão do m. supraespinhal. Também existe o Apley para integridade do LCA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo