Em um paciente do sexo masculino, adulto jovem com queixa de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2414409 Radiologia

Em um paciente do sexo masculino, adulto jovem com queixa de dor no joelho esquerdo há quatro meses, sem história de trauma, que na investigação radiológica apresenta lesão lítica arredondada epifisária proximal da tíbia, de contornos bem definidos e regulares, sem esclerose ao seu redor, tem como diagnóstico inicial:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Condroblastoma

Tema Central da Questão: A questão envolve a interpretação de um achado radiológico para diagnosticar uma lesão óssea epifisária na tíbia de um paciente jovem do sexo masculino. Para resolver essa questão, é necessário entender anatomia e fisiologia óssea, bem como as características radiológicas de diferentes patologias ósseas.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa correta é A - Condroblastoma. O condroblastoma é um tumor benigno que frequentemente ocorre em adultos jovens e se localiza nas epífises de ossos longos, como a tíbia. Radiograficamente, ele aparece como uma lesão lítica (área de destruição óssea) de contornos bem definidos e regulares, sem esclerose ao seu redor, que se encaixa perfeitamente na descrição dada no enunciado.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Displasia fibrosa: A displasia fibrosa é uma condição onde há substituição do osso normal por um tecido fibroso. Normalmente, as lesões são mais disseminadas e podem apresentar aspecto de "vidro fosco" nas imagens radiológicas, o que não condiz com uma lesão bem delimitada e redonda.

C - Osteossarcoma: Este é um tumor ósseo maligno que tipicamente ocorre em adolescentes. Radiograficamente, é caracterizado por áreas de destruição óssea e produção óssea nova, apresentando bordas irregulares e escleróticas. Esses aspectos não correspondem aos achados descritos no enunciado.

D - Osteoma osteóide: Este é um tumor ósseo benigno, mas geralmente é menor e apresenta uma área central de esclerose (denominado "nidus"), o que não está presente na descrição da questão.

E - Fibroma não ossificante: Também é uma lesão benigna, comum em adolescentes, mas localiza-se mais frequentemente na metáfise dos ossos longos, e não na epífise, como descrito na questão.

Estratégia para Interpretação:

Ao ler uma questão desse tipo, é importante prestar atenção aos detalhes no contexto radiológico, como a localização da lesão (epifisária), suas características (lítica, bem delimitada) e o perfil do paciente (adulto jovem). Esses elementos são fundamentais para diferenciar as condições ósseas apresentadas nas alternativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo