A linguagem jornalística e a linguagem publicitária são duas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q418723 Comunicação Social
A linguagem jornalística e a linguagem publicitária são duas formas de comunicação que possuem muitas semelhanças. No entanto, existe um pilar que as difere totalmente. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.

I. A mensagem jornalística, diferente da publicitária, aposta em divulgar o cenário social, apelando para o mundo da perfeição, idealizado.

II. A linguagem publicitária tem apreço pelo coloquial, sendo geralmente,moldada conforme o meio no qual está sendo divulgada. Impulsionando, muitas vezes, a legitimação do discurso elitista e reforço social do sistema.

III. A linguagem jornalística opta pela função referencial, utiliza neologismos e metáforas com intenções críticas. Além disso, segundo alguns autores, para uma produção ser uma linguagem jornalística, deve conter mensagens ideológicas.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"para uma produção ser uma linguagem jornalística, deve conter mensagens ideológicas"????? WTF...

De cara marquei essa como errada. Alguém pode explicar a questão? 

Também não entendi pq o Item III está correto

A resposta dessa questão é muito duvidosa e acabou de cair na prova da câmara de Mairinque, domingo passado! Vou entrar com recurso, não tem nada que justifique o item III estar correto.

Neologismo e metáforas ideológicas? E a isenção e impacialidade? Esse III tem que estar errado!

GABARITO: LETRA D

 

Sobre o item lll

"A comunicação jornalística é, por definição, referencial, isto é, fala de algo no mundo, exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. (...) a linguagem jornalística incorpora: (a) neologismos de origem coloquial, sintéticos (fusca, frescão) ou de grande expressividade (dedo-duro, pau- de-arara); (b) denominações de objetos novos, de origem científica ou popular (lêiser, video-teipe, celular); (c} metáforas com intenção crítica (mordomia, mensalão). (...) Compromissos ideológicos – As grandes e pequenas questões da ideologia estão presentes na linguagem jornalística, porque não se faz jornalismo fora da sociedade e do tempo histórico."


Livro: Linguagem jornalística. Nilson Lage. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo