O fisioterapeuta deve iniciar o programa de reabilitação aq...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674907 Fisioterapia
Uma paciente de 78 anos de idade, osteoporótica, com história prévia de insuficiência cardíaca, sofreu uma queda em casa, que ocasionou uma fratura transmetatarsal do pé direito em nível do III, IV e V metatarsos. Ficou imobilizada com aparelho gessado por cinco semanas e utilizou cadeira de rodas como recurso auxiliar de marcha, porém a fratura ainda não estava completamente consolidada. Após esse período, ela foi indicada para um programa de reabilitação aquática. Na avaliação fisioterapêutica, a paciente referia dor grau 6 pela EVA, edema significativo em pés, tornozelos e pernas em função de insuficiência cardíaca, porém a perna direita mostrou-se com sinal de cacifo positivo, além de amplitude de movimento bastante restrita para flexoextensão e inversão – eversão do tornozelo, bem como importante hipotrofia muscular em tríceps sural.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O fisioterapeuta deve iniciar o programa de reabilitação aquática com a paciente em menor profundidade de imersão (nível da cintura pélvica), para que a descarga de peso auxilie no processo de consolidação da fratura.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado.

A questão aborda a aplicação de um programa de reabilitação aquática para uma paciente idosa com fratura transmetatarsal. O contexto clínico inclui fatores como osteoporose e insuficiência cardíaca, que são importantes a serem considerados na escolha da profundidade de imersão na água.

Na reabilitação aquática, a profundidade de imersão influencia a descarga de peso, que é menor quanto mais profundo o nível da água. A afirmação na questão sugere iniciar a reabilitação em uma profundidade menor (nível da cintura pélvica) para auxiliar na consolidação da fratura. No entanto, isso está incorreto, pois:

  • Em uma profundidade menor, a descarga de peso sobre o corpo é maior. Isso significa que, embora haja alguma flutuação, o corpo ainda suporta uma porção significativa de seu peso, o que pode não ser ideal para uma fratura que ainda não está completamente consolidada.
  • Uma profundidade maior, até o nível do peito, por exemplo, proporcionaria um suporte mais adequado, reduzindo a carga sobre os membros inferiores e permitindo um movimento mais seguro e controlado para a paciente.

Dessa maneira, ao iniciar a reabilitação aquática, é importante considerar o equilíbrio entre suporte e mobilidade, além do estado de consolidação da fratura e as condições de saúde pré-existentes, como a insuficiência cardíaca e a osteoporose da paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Deve se começar com maior profundidade de imersão para diminuir o impacto sobre as articulações e consequentemente, no local da fratura.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo