São diagramas comportamentais da UML (Unified Modeling Langu...
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Alternativa correta: A - Diagrama de casos de uso e diagrama de sequência.
A UML, ou Unified Modeling Language, é uma linguagem de modelagem padronizada utilizada para especificar, visualizar, construir e documentar os artefatos de sistemas de software. Dentro da UML, existem diversos tipos de diagramas que são categorizados de acordo com o aspecto do sistema que eles representam. Os diagramas podem ser estruturais, representando a arquitetura e a organização estática do sistema, ou comportamentais, detalhando as interações e o fluxo de controle do sistema.
Os diagramas comportamentais focam em como o sistema se comporta, ou seja, como os objetos interagem e como o fluxo de controle é gerenciado dentro do sistema. Entre os principais diagramas comportamentais, temos:
- Diagrama de Casos de Uso: Este diagrama mostra um conjunto de casos de uso, atores e suas interações. Ele é útil para representar os requisitos funcionais de um sistema e como os usuários externos interagem com o sistema. Os atores representam papéis (que podem ser desempenhados por usuários ou outros sistemas) que interagem com os casos de uso (que são as funcionalidades do sistema).
- Diagrama de Sequência: Este diagrama mostra a sequência de mensagens trocadas entre objetos em um determinado cenário de execução. É uma forma de visualizar como as instâncias dos objetos interagem ao longo do tempo em um fluxo particular de uso do sistema.
Portanto, a Alternativa A é a correta porque tanto o diagrama de casos de uso quanto o diagrama de sequência são usados para descrever o comportamento do sistema, com o primeiro focando nos requisitos funcionais e nas interações entre os atores e o sistema, e o segundo mostrando a interação entre objetos ao longo do tempo.
É importante entender que os outros diagramas mencionados nas alternativas têm outros propósitos:
- Diagramas de componentes e de implantação são estruturais, representando a organização física e lógica do código fonte, respectivamente.
- Diagrama de estados detalha o comportamento de um objeto em termos de estados e transições, mas não é o foco da questão.
- Diagramas de classes e de objetos são também estruturais, representando a estrutura estática do sistema e a relação entre suas classes e objetos.
- Por fim, diagramas de atividades, que seriam comportamentais, são pareados incorretamente com diagramas de objetos na alternativa D, e diagramas de artefatos e de implantação na alternativa E, que são estruturais.
Compreender essas diferenças é essencial para resolver questões sobre UML em concursos públicos e para a prática de engenharia de software em geral.
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Diagrama de Caso de Uso: Este diagrama descreve as interações entre os atores externos (usuários, outros sistemas) e o sistema em análise. Ele mostra como os atores usam as funcionalidades do sistema, capturando os cenários de uso.
Diagrama de Sequência: Esse diagrama ilustra a interação entre os objetos do sistema ao longo do tempo. Ele foca nas mensagens trocadas entre objetos à medida que realizam uma determinada funcionalidade, ajudando a entender a ordem e a troca de informações entre os componentes do sistema.
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