No sistema Git, qual o objetivo do comando abaixo? git remo...
No sistema Git, qual o objetivo do comando abaixo?
git remote -v
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Exibir uma lista com os nomes e endereços dos repositórios remotos.
Para entender a alternativa correta, é importante ter conhecimento sobre o Git, um sistema de controle de versões distribuído que permite aos desenvolvedores colaborar em projetos de forma eficaz. Uma das funcionalidades fundamentais do Git é a habilidade de trabalhar com repositórios remotos, que são versões do seu projeto hospedadas na internet ou em uma rede local.
O comando git remote -v
é utilizado para exibir os repositórios remotos que estão vinculados ao repositório local. O parâmetro -v
significa verbose, que pede ao Git para exibir não apenas os nomes dos repositórios remotos, mas também as URLs associadas a eles. Assim, é possível verificar não só os nomes curtos que usamos para referenciar os repositórios remotos mas também onde eles realmente estão hospedados.
Essa funcionalidade é importante para gerenciar as conexões com diferentes repositórios remotos, o que é comum quando se colabora em projetos grandes onde diferentes branches ou forks podem estar hospedados em diferentes locais.
Justificando a alternativa correta (B), quando você executa o comando git remote -v
no terminal, o Git apresentará uma lista dos repositórios remotos que o repositório local conhece, juntamente com as URLs para fetch (busca) e push (envio) operações. Por exemplo, você pode ver algo assim:
origin https://github.com/user/repo.git (fetch) origin https://github.com/user/repo.git (push)
Isso mostra que há um repositório remoto chamado origin e que a URL para tanto buscar quanto enviar commits é a mesma. Isso é útil para confirmar que você está conectado ao repositório remoto correto e para obter os detalhes necessários para configurar novos repositórios remotos ou modificar os existentes.
As outras alternativas são incorretas porque:
- A refere-se ao comando que seria
git revert
ougit reset
para desfazer commits. - C não é uma função do Git, pois os repositórios remotos não são 'ativados' pelo repositório local; eles são adicionados ou removidos.
- D normalmente envolveria comandos como
git diff
ougit status
para comparar repositórios locais com remotos. - E é algo que você faria com
git init
para iniciar um novo repositório local.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando você executa o comando , ele mostra uma lista dos repositórios remotos configurados para o repositório local. Cada repositório remoto é identificado por um nome e possui um URL associado que indica o local onde o repositório remoto está hospedado. Essa informação é útil para verificar quais repositórios remotos estão vinculados ao repositório local e para onde as alterações são enviadas ou obtidas durante as operações de push e pull no Git.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo