Sobre o Doctrine, analise as assertivas abaixo, assinalando ...
( ) O mapeamento objeto-relacional deve ser especificado preferencialmente em XML. ( ) Consultas a bancos de dados podem ser escritas em DQL (Doctrine Query Language). ( ) Qualquer objeto que se deseja salvar no banco de dados é chamado de entity.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - F – V – V.
Análise da Primeira Assertiva: Não é correto afirmar que o mapeamento objeto-relacional deve ser especificado preferencialmente em XML no Doctrine. O Doctrine é flexível e permite que o mapeamento objeto-relacional seja feito por meio de YAML, XML ou anotações diretamente nos comentários do código-fonte das entidades em PHP. Portanto, essa assertiva é false.
Análise da Segunda Assertiva: O Doctrine possui uma linguagem própria para consultas chamada DQL (Doctrine Query Language), que é baseada na SQL padrão e adaptada para funcionar com o mapeamento objeto-relacional. Portanto, essa assertiva é true.
Análise da Terceira Assertiva: No Doctrine, de fato, qualquer objeto que será armazenado no banco de dados é considerado uma "entity" (entidade). São essas entidades que o mapeamento objeto-relacional trata, relacionando as classes de objetos da aplicação com as tabelas do banco de dados. Portanto, essa assertiva é true.
Compreender esses aspectos do Doctrine é fundamental para desenvolvedores que trabalham com aplicações PHP que necessitam de interação com bancos de dados de forma eficiente e abstrata, seguindo os conceitos de mapeamento objeto-relacional (ORM).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo