Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: SEDF Prova: Quadrix - 2022 - SEDF - Gestor - Psicologia |
Q2089202 Psicologia

  Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa. 


Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:

contribuições de Henri WallonInPsic. da Edu., São Paulo, 2005, p. 18

(com adaptações).


Com base no texto acima, julgue o item. 


Para Wallon, uma das principais aprendizagens do estágio adulto é o saber-se quem é e o que os outros esperam de si. Nesse sentido, um importante recurso de aprendizagem é a convivência com o outro. Um dos indicadores dessa fase é a definição de valores, os quais podem estar desvinculados dos comportamentos.  

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com base nos conhecimentos de Henri Wallon e sua teoria do desenvolvimento humano.

Henri Wallon propõe cinco estágios do desenvolvimento humano:

  • Impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade)
  • Sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade)
  • Personalismo (de 3 a 6 anos de idade)
  • Categorial (de 6 a 11 anos de idade)
  • Puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante)

Além dos estágios, Wallon fala sobre domínios funcionais que são: afetividade, ato motor, conhecimento e pessoa. Esses domínios são constructos para explicar o psiquismo e a pessoa de forma integrada.

Agora, vamos para a análise da questão. O enunciado da questão pede para julgar um item baseado na interpretação da teoria de Wallon.

A alternativa correta é a:

E - Errado

Vamos entender o porquê.

### Análise do Item

O texto do item fala que, para Wallon, uma das principais aprendizagens do estágio adulto é saber-se quem é e o que os outros esperam de si, destacando a convivência com o outro, e que a definição de valores pode estar desvinculada dos comportamentos.

### Justificativa da Correção

Wallon não propõe um estágio específico para a fase adulta. Sua teoria se concentra mais nos estágios de desenvolvimento até a adolescência. A definição de valores e saber quem se é, e o que os outros esperam, pode ser parte do desenvolvimento na adolescência, mas não está desvinculado dos comportamentos, como o item sugere.

Portanto, a resposta está errada porque:

  • Wallon não define um estágio específico para a fase adulta.
  • Apesar de a convivência com o outro ser importante, a definição de valores não está desvinculada dos comportamentos no contexto da teoria de Wallon.

### Conclusão

É essencial entender que Wallon aborda o desenvolvimento até a adolescência, enfatizando a integração dos domínios funcionais. Ele não propõe um estágio específico para a fase adulta e seus valores estão interligados aos comportamentos, não desvinculados.

Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender melhor a questão e a teoria de Henri Wallon. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está incorreto. A descrição apresentada no item não corresponde à perspectiva de Henri Wallon em relação ao estágio adulto do desenvolvimento humano.

Segundo Wallon, o estágio que compreende a puberdade e adolescência (a partir dos 11 anos de idade) é caracterizado por uma busca intensa de identidade pessoal e social. Durante esse estágio, os jovens passam por transformações físicas, cognitivas e emocionais significativas, e a formação de uma identidade coerente é um processo fundamental.

Para Wallon, a aprendizagem no estágio adulto envolve a integração e a síntese dos aspectos emocionais, cognitivos e sociais do indivíduo. Nesse estágio, a pessoa busca compreender-se a si mesma, suas capacidades, limitações, desejos e valores. É um momento de construção da identidade e de definição de projetos de vida.

A convivência com os outros certamente desempenha um papel importante na aprendizagem e na formação da identidade durante a fase adulta, mas Wallon não enfatiza especificamente a definição de valores desvinculados dos comportamentos como um indicador desse estágio. Pelo contrário, ele enfatiza a integração dos aspectos emocionais, cognitivos e sociais como parte fundamental da formação da identidade adulta.

Portanto, a afirmação de que uma das principais aprendizagens do estágio adulto é o saber-se quem é e o que os outros esperam de si, com a definição de valores desvinculados dos comportamentos, não está de acordo com a perspectiva de Wallon.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo