Em um caso de investigação de paternidade por genotipagem, o...
Com a finalidade de determinar se SP era pai biológico de F, assinale a alternativa que indica a estratégia mais indicada.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C é a correta.
Vamos entender o porquê e analisar cada uma das alternativas para esclarecer o tema de investigação de paternidade por genotipagem, especialmente em casos onde o suposto pai já é falecido.
Alternativa C: "Extrair DNA de amostras de Vô, Vó, M e F para comparação de seus respectivos genótipos."
Esta é a estratégia mais indicada porque, ao analisar o DNA dos avós paternos (Vô e Vó), podemos inferir o perfil genético do suposto pai (SP). Essa técnica é conhecida como avuncular testing (testagem avuncular), que é comumente utilizada em investigações de paternidade quando o pai não está disponível para testes.
Com essa abordagem, os genótipos dos avós (pais de SP) serão comparados com o do neto (F) para calcular a probabilidade de que SP seja o pai biológico de F. Ao incluir M, temos maior precisão na análise, pois podemos discernir quais alelos foram herdados dela.
Alternativa A: "Exumar SP, extrair o DNA dos restos mortais, realizar a genotipagem e compará-la com aquela de M e F."
Embora a exumação possa proporcionar um DNA direto de SP, é um processo invasivo, caro e pode ser desnecessário caso o DNA extraído não esteja em boa condição. Além disso, questões éticas e legais podem impedir essa prática.
Alternativa B: "Extrair DNA de amostras de F, M e I para comparação de seus respectivos genótipos."
A testagem com o irmão (I) de SP pode ser útil, mas não é tão conclusiva quanto utilizar os avós. A comparação entre o irmão de SP e F pode fornecer informações limitadas e pode não ter a robustez necessária para uma conclusão definitiva.
Alternativa D: "Extrair DNA de amostras de Vó, M e F e amplificar o DNA mitocondrial para comparação das sequências obtidas."
O DNA mitocondrial é herdado exclusivamente pela linhagem materna. Portanto, essa técnica não é útil para determinar a paternidade, pois não traria informações relevantes sobre o suposto pai (SP).
Alternativa E: "Extrair DNA de Vó, M e F para comparação de seus respectivos haplótipos do cromossomo Y."
O cromossomo Y é herdado de pai para filho. Como Vó não possui cromossomo Y, essa análise seria inadequada para determinar a paternidade. Esse tipo de análise seria mais apropriado se tivéssemos outros parentes masculinos da linha paterna.
Portanto, a alternativa C é a mais indicada, pois utiliza o DNA dos avós paternos (Vô e Vó), proporcionando uma maneira indireta, mas robusta, de inferir o perfil genético do suposto pai (SP) e compará-lo com o filho (F).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa a seria mais precisa. a alternativa c também daria o resultado de paternidade. resposta ambígua.
em relação a avó não sei que utilidade poderia ter sua amostra nesse exame.
Através do cromossomo Y, seria mais vantajoso colher do Avô e do Irmão e comparar com o filho, mas o filho poderia gerar dúvida de ser do irmão também, pois teoricamente todos devem apresentar o mesmo perfil haplotipo do Y.
Exumar o cadáver demandaria tempo, dinheiro e constrangimento para a família, como os avós estão vivos, pode-se comparar as amostras deles com o perfil do filho e da mãe, como a alternativa C.
a) Exumar SP, extrair o DNA dos restos mortais, realizar a genotipagem e compará-la com aquela de M e F.
ERRADO: Exumar é um procedimento feito caso não seja possível usar DNA do ascendente ou descendente. Então, no caso apresentado, é preferível usar o DNA dos parentes vivos.
b) Extrair DNA de amostras de F, M e I para comparação de seus respectivos genótipos.
ERRADO: Usar o DNA do irmão seria ótimo para EXCLUSÃO DE PATERNIDADE através da análise do cromossomo Y. Porém, para confirmação de paternidade não seria a melhor escolha, visto que tem-se os avós disponíveis.
c) Extrair DNA de amostras de Vô, Vó, M e F para comparação de seus respectivos genótipos.
CORRETO: Nesse caso poderiam ser analisados STR autossômicos.
OBS: a maioria dos estudantes acredita que usar os STR do cromossomo Y é mais vantajoso e confiável do que os STR autossômicos, mas não é bem assim. Os STR autossômicos são mais informativos e proporcionam um resultado de cálculo estatístico acima de 99%.
Como seria essa análise?
Para cada marcador genético, o filho recebeu um alelo da mãe e outro do pai (Lei de Mendel).
Primeiro determina-se quais alelos o filho recebeu da mãe.
Segundo, os alelos que "sobrarem" são obrigatoriamente paternos e, consequentemente, esses alelos estarão presentes no avô ou na avó.
d) Extrair DNA de amostras de Vó, M e F e amplificar o DNA mitocondrial para comparação das sequências obtidas. ERRADO: O DNA mitocondrial (mtDNA) não é usado para exame de paternidade. O mtDNA é excelente em casos nos quais o DNA nuclear está muito degradado, visto que o mtDNA resiste por mais tempo às condições ambientais.
e) Extrair DNA de Vó, M e F para comparação de seus respectivos haplótipos do cromossomo Y.
ERRADO: Haplótipo do Y somente se fossem elencados avô ou irmão.
DICA: Exames de paternidade (entre filho e suposto pai) não são feitos exclusivamente por análise de cromossomo Y. Na verdade, ao usar o cromossomo Y é possível APENAS excluir paternidade, sem confirmar quem é o verdadeiro pai.
Bons estudos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo