Assinale a alternativa CORRETA sobre a elaboração do laudo ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço Social, é chamada de PERÍCIA SOCIAL, tem essa denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio de estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer. Fonte: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos – Contribuição ao debate no Judiciário Penitenciário e na Previdência Social - CFESS -9ª ed - SP - Cortez 2010 - páginas 44 e 45.
A resolução da questão requer conhecimento do texto de Fávero (2005) que debate os principais instrumentais técnico-operativos do Serviço Social.
A - Correta. O laudo, “registra por escrito, e de maneira fundamentada, os estudos e conclusões da perícia. Ou seja, registra um saber, e saber especializado, relacionado a uma área de formação profissional (FÁVERO, 2005, p. 28-29).
B – Incorreta. Não há neutralidade possível na elaboração dos instrumentais técnico-operativos do Serviço Social, tendo em vista que a intervenção profissional não se pretende neutra, pois volta-se para defesa dos direitos humanos e sociais.
C – Incorreta. É o relatório social que, “como documento específico elaborado por assistente social, se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social” (FÁVERO, 2005, p. 45).
D – Incorreta. O laudo pressupõe “um relato analítico da construção histórica da questão estudada e do estado social atual da mesma” (FÁVERO, 2005, p. 46).
Vamos, então, analisar as alternativas:
B, C e D – Incorretas. As alternativas estão erradas.
A – Correta. A alternativa está correta, o laudo pressupõe um estudo anterior.
Gabarito: A
Referência:
FÁVERO, E. T. Estudo Social: Fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: CFESS (org.). O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social, 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo