Quanto ao HAZOP (hazard and operability study), julgue o ite...
Quanto ao HAZOP (hazard and operability study), julgue o item que se segue.
O HAZOP considera os interesses secundários nos quais os
riscos são classificados nas categorias desprezível, marginal
e crítica, sendo um excelente método para estudo de fatores
que poderiam causar um evento indesejável como falha ou
risco principal ou catástrofe.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Vamos entender o porquê da alternativa "errado" ser a correta nesta questão. O estudo HAZOP (Hazard and Operability Study) é uma técnica sistemática utilizada para identificar perigos potenciais e problemas operacionais em sistemas industriais.
O enunciado da questão afirma que o HAZOP considera os riscos classificados nas categorias "desprezível", "marginal" e "crítica". Entretanto, isso não corresponde à forma como o método HAZOP categoriza riscos.
No HAZOP, o foco está em identificar como desvios em processos podem levar a consequências perigosas ou indesejadas e encontrar as causas possíveis desses desvios. O método se concentra em parâmetros como fluxo, temperatura, pressão, e outros específicos do processo, utilizando palavras-guia para identificar cenários de risco. Portanto, a categorização mencionada no enunciado (desprezível, marginal, crítica) não é típica do HAZOP, mas sim de outras metodologias de análise de risco, como a Análise Preliminar de Risco (APR).
Assim, a afirmação do enunciado é incorreta porque apresenta uma descrição que não é fiel ao funcionamento do HAZOP. Este método não utiliza essas categorias para classificação de riscos, mas sim um processo de identificação qualitativa dos riscos baseando-se em desvios de parâmetros de processo.
Por isso, a alternativa correta é E - errado, pois o enunciado descreve incorretamente o método HAZOP.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. O HAZOP não considera os interesses secundários nos quais os riscos são classificados nas categorias desprezível, marginal e crítica, mas sim os interesses primários nos quais os riscos são classificados nas categorias tolerável, moderado, substancial e intolerável. Essas categorias são definidas com base na probabilidade e na severidade dos eventos indesejáveis, que podem causar danos às pessoas, ao meio ambiente, aos equipamentos ou à produção. O HAZOP é um método sistemático e multidisciplinar para identificar e avaliar os riscos potenciais de um processo industrial, utilizando palavras-guia para examinar as possíveis desvios das condições normais de operação. Portanto, o item está errado ao afirmar que o HAZOP considera os interesses secundários nos quais os riscos são classificados nas categorias desprezível, marginal e crítica, sendo um excelente método para estudo de fatores que poderiam causar um evento indesejável como falha ou risco principal ou catástrofe.
- A metodologia hazop deve ser utilizada quando na fase inicial de planejamento de projetos ou em instalações, cuja análise de risco ainda não foi realizada, nos casos de instalações já existentes é recomendável anteceder o hazop com a Análise Preliminar de Risco (APR),
O primeiro erro é afirmar que o HAZOP classifica os riscos em categorias, o que não é verdade por se tratar de um método essencialmente qualitativo.
O segundo erro é afirmar que o HAZOP possibilita o estudo dos fatores que levam ao evento. Esses fatores são estudados através da AMFE, por exemplo, o HAZOP foco nos desvios de projeto ou operação.
é a matriz de classificação da APR:
Severidade: desprezível, marginal, crítica e catastrófica
Frequência: extremamente remota, remota, improvável, provável, frequente
Risco (Severidade x Frequência): desprezível, menor, moderado, sério, crítico
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo