O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Rifampicina, dapsona e clofazimina.
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Este microorganismo afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, os olhos e as mucosas do trato respiratório superior. O tratamento eficaz é essencial não apenas para curar o paciente, mas também para interromper a cadeia de transmissão da doença.
O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil oferece o tratamento gratuito para hanseníase nas unidades básicas de saúde e em unidades de referência. A estratégia terapêutica utiliza uma combinação de três medicamentos, que é chamada de poliquimioterapia (PQT). Essa combinação é necessária para prevenir o desenvolvimento de resistência aos medicamentos.
A combinação correta de medicamentos para o tratamento da hanseníase é rifampicina, dapsona e clofazimina. Vamos entender por que essa é a alternativa correta e por que as outras estão incorretas:
Justificativa:
Alternativa A: Rifampicina, dapsona e clofazimina.
Esta é a alternativa correta. A poliquimioterapia para hanseníase recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo SUS utiliza exatamente esses três medicamentos. Eles são administrados em conjunto para garantir a eficácia do tratamento e minimizar a resistência bacteriana.
Alternativa B: Rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
Esta combinação é utilizada para o tratamento da tuberculose, não da hanseníase. Embora a rifampicina também seja usada no tratamento da hanseníase, os outros medicamentos (isoniazida, pirazinamida e etambutol) não são indicados para essa doença.
Alternativa C: Dapsona, isoniazida e etambutol.
Embora a dapsona seja um dos medicamentos usados no tratamento da hanseníase, a isoniazida e o etambutol são específicos para tuberculose. Portanto, esta combinação não está correta para hanseníase.
Alternativa D: Rifampicina, pirazinamida e etambutol.
Esta é outra combinação utilizada no tratamento da tuberculose. A pirazinamida e o etambutol não são eficazes no tratamento da hanseníase.
Alternativa E: Rifampicina e etambutol.
Mais uma vez, esta combinação é utilizada no tratamento da tuberculose. Falta a inclusão de dapsona e clofazimina, que são essenciais para o tratamento da hanseníase.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RDC: Rifampicina, dapsona e clofazimina. insta @minimalizsaude
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo