Em 64 d.C. o evento de maior impacto foi o Incêndio de Roma,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170257 História
Em 64 d.C. o evento de maior impacto foi o Incêndio de Roma, na conjuntura do Império Romano. Registra-se que 70% da cidade foi tomada pela ação do fogo. Há hipótese de que este incêndio tenha sido fruto de um acidente. O imperador o utilizou para justificar a perseguição aos cristãos, buscando a fama para si. Este imperador foi:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em pauta não demanda análise ou interpretação mas tão somente memorização e, um mínimo conhecimento de História episódica ou factual. As informações sobre os processos históricos da Antiguidade ocidental contidos em manuais de História Geral para a escola básica são suficientes para que seja possível buscar a resposta correta para a pergunta feita. Vale destacar o de Myriam Becho Mota e Patrícia Braick: Das Cavernas ao Terceiro Milênio. Ou o de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo: História para Ensino Médio.

Há ainda o trabalho de Edward Gibbon: Declínio e Queda do Império Romano. E Roma, a história de um império, de Greg Woolf.

 

A)      INCORRETA-Domiciano foi um dos filhos de Vespasiano e irmão do imperador Tito, a quem sucedeu. As biografias o descrevem como desumano e cruel mas eficiente.  Mas não esteve no poder no momento do incêndio de Roma.

 

B)      INCORRETA- Vespasiano ficou famoso pela construção do Coliseu e por ter restaurado a tranquilidade após o suicídio de Nero e a sucessão de 4 imperadores.

 

C)      CORRETA- Nero foi o imperador que era imperador quando do incêndio de Roma. A lenda o apresenta como causador do mesmo e que, ao vendo a cidade queimar , tocava sua lira. A ideia é demonstrar o pouco apreço do governo com a população mais carente.

 

D)     INCORRETA- Nicolau II foi o último czar da Rússia antes da Revolução Russa de 1917

 

RESPOSTA: C 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nero mandou investigar quem eram os responsáveis pelo crime. O processo é confuso: segundo alguns, para desviar as suspeitas sobre sua pessoa, Nero teria acusado os cristãos.

O grande incêndio de Roma ocorreu nos dias 18 e 19 de julho de 64 d.C. Esse acontecimento foi uma das maiores catástrofes da antiguidade.

Em 64 d.C., o Império Romano era governado por um dos mais controversos, extravagantes e mal-afamados imperadores, Nero, o último da dinastia julio-claudiana.

Desde a época do grande incêndio de Roma, historiadores vêm discutindo sobre as causas e a responsabilidade do desastre.

Boa parte dos historiadores romanos, incluindo Dion Cassius, acusaram veementemente o imperador Nero pelo ato, alegando que ele teria bons motivos:

1) ter a possibilidade de reconstruir Roma ao seu gosto (à qual daria o nome de Neroni) e acusar os cristãos, que, na ocasião, estavam em crescente ascensão dentro do império, mudando os costumes antigos, convertendo e moralizando os pagãos.( RESPOSTA DA QUESTÃO).

2) Há ainda a hipótese de que Nero, em um dos seus ataques de insanidade e extravagância, teria incendiado a cidade para contemplar a destruição de Roma do alto da torre de Mecenas.

Nerinho tocou fogo na babilônia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo