Em 64 d.C. o evento de maior impacto foi o Incêndio de Roma,...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Há ainda o trabalho de Edward Gibbon: Declínio e Queda do Império Romano. E Roma, a história de um império, de Greg Woolf.
A) INCORRETA-Domiciano foi um dos filhos de Vespasiano e irmão do imperador Tito, a quem sucedeu. As biografias o descrevem como desumano e cruel mas eficiente. Mas não esteve no poder no momento do incêndio de Roma.
B) INCORRETA- Vespasiano ficou famoso pela construção do Coliseu e por ter restaurado a tranquilidade após o suicídio de Nero e a sucessão de 4 imperadores.
C) CORRETA- Nero foi o imperador que era imperador quando do incêndio de Roma. A lenda o apresenta como causador do mesmo e que, ao vendo a cidade queimar , tocava sua lira. A ideia é demonstrar o pouco apreço do governo com a população mais carente.
D) INCORRETA- Nicolau II foi o último czar da Rússia antes da Revolução Russa de 1917
RESPOSTA: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nero mandou investigar quem eram os responsáveis pelo crime. O processo é confuso: segundo alguns, para desviar as suspeitas sobre sua pessoa, Nero teria acusado os cristãos.
O grande incêndio de Roma ocorreu nos dias 18 e 19 de julho de 64 d.C. Esse acontecimento foi uma das maiores catástrofes da antiguidade.
Em 64 d.C., o Império Romano era governado por um dos mais controversos, extravagantes e mal-afamados imperadores, Nero, o último da dinastia julio-claudiana.
Desde a época do grande incêndio de Roma, historiadores vêm discutindo sobre as causas e a responsabilidade do desastre.
Boa parte dos historiadores romanos, incluindo Dion Cassius, acusaram veementemente o imperador Nero pelo ato, alegando que ele teria bons motivos:
1) ter a possibilidade de reconstruir Roma ao seu gosto (à qual daria o nome de Neroni) e acusar os cristãos, que, na ocasião, estavam em crescente ascensão dentro do império, mudando os costumes antigos, convertendo e moralizando os pagãos.( RESPOSTA DA QUESTÃO).
2) Há ainda a hipótese de que Nero, em um dos seus ataques de insanidade e extravagância, teria incendiado a cidade para contemplar a destruição de Roma do alto da torre de Mecenas.
Nerinho tocou fogo na babilônia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo