A audiodescrição pode ser feita para programas ao vivo, pro...

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Q1277589 Áudio e Vídeo
A audiodescrição pode ser feita para programas ao vivo, programas gravados, em museus, em peças de teatro, bem como em outras atividades culturais. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

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A alternativa correta é a E. A audiodescrição (AD) é uma ferramenta essencial de acessibilidade, criada para tornar o conteúdo audiovisual mais inclusivo, especialmente para pessoas com deficiência visual. Entender a aplicação da audiodescrição é fundamental em diversos contextos culturais, como programas ao vivo, filmes, peças de teatro e museus.

Por que a alternativa E é a correta?

A opção E descreve a realidade da audiodescrição ao vivo, onde o audiodescritor atua de forma dinâmica, utilizando um pré-roteiro. Este pré-roteiro é elaborado com base em materiais preliminares do programa, como roteiros e materiais gravados, permitindo que o audiodescritor ofereça uma descrição precisa sem entrar no ar sem informações. Isso reflete a prática atual e eficaz de audiodescrição ao vivo, garantindo que o conteúdo seja acessível em tempo real.

Análise das alternativas incorretas:

A: Esta opção está incorreta porque restringe a forma como a audiodescrição é oferecida. Embora a AD possa ser gravada previamente, não é obrigatório que seja apenas através de um canal de áudio separado via fones de ouvido. Há diversas formas de disponibilizar a AD, dependendo das necessidades e do público.

B: A alternativa sugere um método exclusivo de exibição via aplicativos de software e frequência FM. No entanto, a audiodescrição pode ser oferecida por diferentes meios, não apenas através de aplicativos, e não é restrito a uma única tecnologia ou método.

C: Esta opção está incorreta pois afirma que a audiodescrição sempre será ouvida pelo público em geral. Na verdade, a AD deve ser recebida apenas por quem necessita, sem interferir na experiência de quem não precisa, garantindo assim a acessibilidade individualizada.

D: A opção descreve modelos de exibição de audiodescrição que não são reconhecidos como práticas padrão. Atualmente, os modelos de AD não são categorizados dessa forma; a tecnologia e a prática são mais flexíveis e não se resumem a essas classificações.

Conclusão:

Compreender a aplicação e o funcionamento da audiodescrição é crucial para a produção de conteúdo acessível. Cada contexto de exibição tem suas peculiaridades, e a prática do audiodescritor ao vivo, como mencionado na alternativa E, é um exemplo claro de como a acessibilidade pode ser incorporada de forma eficaz.

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