A inclusão do anel de Waldeyer no campo de tratamento de lin...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo.
A questão aborda o uso da radioterapia no tratamento de linfomas não Hodgkin, especificamente quando há a inclusão do anel de Waldeyer no campo de tratamento. O anel de Waldeyer é uma estrutura que compreende um conjunto de tecidos linfáticos localizados na região da faringe, incluindo as amígdalas e outras áreas adjacentes.
No tratamento dos linfomas não Hodgkin que afetam o anel de Waldeyer, a radioterapia pode ser aplicada para abranger áreas estratégicas, incluindo as cadeias de linfonodos retrofaríngeos, da rinofaringe, da base da língua, pré-auriculares e submandibulares.
Uma complicação tardia comum associada a esse tipo de tratamento é a xerostomia, que é a sensação de boca seca. Isso ocorre devido à inclusão da glândula parótida no campo de tratamento, que é a principal produtora de saliva. A danificação dessa glândula pela radiação reduz a produção salivar, resultando na xerostomia.
Portanto, a alternativa está correta, pois reconhece tanto a necessidade de radioterapia em casos específicos quanto a complicação associada, que é frequentemente observada nesses tratamentos.
Compreender essa questão requer um conhecimento sobre as estruturas anatômicas envolvidas no tratamento de linfomas e as complicações da radioterapia, essenciais para quem está se preparando para concursos na área de saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo