“Se se pode identificar na crise do mundo romano do século 3...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170260 História
“Se se pode identificar na crise do mundo romano do século 3º o ponto de partida da profunda alteração que dará origem ao Ocidente medieval, parece legítimo considerar as invasões bárbaras do século 5º como acontecimento que precipitou as transformações, dando-lhe um aspecto catastrófico e modificando-lhe profundamente o aspecto” (LE GOFF, 2005, p.21). 
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005, p.21.
O texto de Le Goff se refere à queda do Império Romano especificamente, acentuando as invasões bárbaras ocorridas na Europa como vanguarda, o que levou, também, às grandes transformações nesta região geográfica. Posto isto, a queda do Império Romano se deu porque houve:


I) Enfraquecimento do Sistema Escravocrata. II) Desestruturação Militar. III) Desestruturação Militar a partir da intervenção da Igreja Católica. IV) As reformas dos bárbaros irmãos Graco. V) O domínio etrusco dos bárbaros.

As assertivas totalmente corretas são:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a queda do Império Romano julgamos as opções.

I - O sistema escravocrata romano dependia diretamente de novas vitórias em campanhas militares para a anexação de novas áreas e a adição de novos escravos. Com a perda de eficiência dos meios militares romanos o escravismo também entra em crise.

II - A desestruturação militar se deu por motivos como as pressões militares externas com melhorias das capacidades de seus inimigos, dificuldades no recrutamento de novos soldados totalmente leais a Roma, dificuldades financeiras para o pagamento dos custos da guerra e questões políticas como lutas internas pelo poder envolvendo autoridades militares que dividam as forças que deveriam obedecer comando centralizado.

III - A Igreja Católica em Roma não teve papel relevante na desestruturação dos meios militares.

IV - estes irmãos eram de importante família romana e foram responsáveis por uma mal sucedida tentativa de reformas nas estruturas políticas e econômicas de Roma por volta do século II a.e.c. 

V - Os etruscos são um povo considerado autóctone da Península Itálica que atingiu seu apogeu civilizacional por volta do século VII a.e.c. Não possuíram contatos significativos com povos germânicos do norte europeu e influenciaram decisivamente a formação da fase reino de Roma.

GABARITO DO PROFESSOR: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A partir do século II, o Império Romano passou a priorizar a manutenção do gigantesco território conquistado. Isso afetou diretamente o sistema escravista, que era sustentado a partir dos prisioneiros de guerra levados ao Império como escravos. A crise do sistema escravista foi ampliada na medida em que os povos conquistados recebiam o direito à cidadania romana.

"A crise econômica resultou na diminuição do contingente militar romano e, assim, as fronteiras tornaram-se vulneráveis aos ataques estrangeiros. As fronteiras sempre foram ameaçadas por povos estrangeiros, mas, a partir do século II, essa ameaça acentuou-se e, no século V, tornou-se insustentável com o fluxo migratório dos germânicos."

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/queda-imperio-romano.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo