Eletrodos autoadesivos devem ser muito bem higienizados par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674926 Fisioterapia
Um paciente de 20 anos de idade sofreu traumatismo raquimedular em nível torácico T6 após acidente automobilístico há um ano. Desenvolveu paraplegia em membros inferiores, tornando-se cadeirante. Atualmente trabalha como programador de sistemas e passa longos períodos sentado na própria cadeira de rodas. Há aproximadamente quatro meses, apareceu uma ulceração em nádega direita que tem aumentado de tamanho, apesar do acompanhamento médico. O paciente foi, então, encaminhado para fisioterapia com diagnóstico de úlcera de pressão grau III, com uma ferida aberta crônica de 4 cm de diâmetro em região da tuberosidade isquiática direita. Ao exame clínico, não se observou ferida infectada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Eletrodos autoadesivos devem ser muito bem higienizados para uma eventual utilização de eletroterapia, para que a úlcera não seja infectada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado.

Vamos entender o motivo:

Em casos de úlcera por pressão, como o apresentado, há uma preocupação significativa com a prevenção de infecções e o cuidado na utilização de qualquer terapia adjuvante, como a eletroterapia. No enunciado, a questão menciona o uso de eletrodos autoadesivos no tratamento fisioterapêutico.

É importante esclarecer que, para uma úlcera de pressão grau III, que já apresenta uma perda total da espessura da pele, envolvendo necrose do tecido subcutâneo, a eletroterapia não é indicada diretamente sobre uma área de ulceração aberta. A aplicação de eletrodos diretamente sobre a ferida pode, na verdade, aumentar o risco de infecção e não é uma prática recomendada.

Portanto, a alternativa está errada porque sugere uma prática inadequada ao afirmar que os eletrodos autoadesivos podem ser utilizados na úlcera, apesar da recomendação de higienização. A correta conduta seria evitar a aplicação direta em lesões abertas para não comprometer o estado da ferida e evitar infecções.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não é recomendado o uso de eletroterapia em feridas abertas infectadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo