Considerando-se a colocação pronominal, assinalar a alterna...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar cada uma das alternativas para entender a colocação pronominal correta de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Alternativa A: Em tratando-se de férias, todos concordaram.
A colocação pronominal aqui está errada. Após preposições, como "em", não se utiliza próclise (*"se tratando de férias"*). O correto seria usar a forma "Tratando-se de férias" (com ênclise).
Alternativa B: Ninguém me disse que você estava viajando.
Aqui, a colocação pronominal está correta. O pronome "me" está em próclise devido à presença do advérbio de negação "Ninguém", que atrai o pronome para antes do verbo. Esta é a **alternativa correta**.
Alternativa C: Nunca encontramo-lo em casa.
Esta alternativa apresenta um erro de colocação pronominal. A palavra "Nunca" é um advérbio de negação e atrai o pronome, forçando a próclise: "Nunca o encontramos em casa."
Alternativa D: O trouxe até Recife.
Aqui, o pronome "o" deveria estar após o verbo, pois não há palavra que exija próclise. A forma correta seria "Trouxe-o até Recife", usando a ênclise.
Portanto, a alternativa B é a única que apresenta a colocação pronominal conforme as regras gramaticais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A)Em se tratando de férias, todos concordaram.
C)Nunca o encontramos em casa.
D)Trouxe-o até aqui.
Próclise
peguei de um comentário do qc= CASOS QUE EXIGEM PRÓCLISE:
"NARIS DE PREGO" (Com "S" mesmo rsrs)
Negativas
Advérbios
Relativos (pronomes relativos)
Indefinidos/Interrogativos
Subordinadas (conjunções subordinativas)
DEmonstrativos
PREposição seguida de GerúndiO (Ex.: Em se tratando...)
- A) Em tratando-se de férias, todos concordaram. Errado, Preposição + gerúndio = EM SE TRATANDO.
- B) Ninguém me disse que você estava viajando. GABARITO.
- C) Nunca encontramo-lo em casa. Errado, adverbio ou palavras negativas são fatores de atração.
- D) O trouxe até Recife. Errado, não se inicia uma período com Próclise.
Gab.: B
Próclise
"NARIS DE PREGO" = Atraem o pronome oblíquo átonos (me, te, se, nos, vos, lhe, lhes)
Negativas
Advérbios
Relativos (pronomes Relativos)
Indefinidos/Interrogativos
Subordinadas (conjunções subordinativas)
DEmonstrativos
PREposição seguida de GerúndiO (Ex.: Em se tratando...)
Quando o pronome está antes do verbo. 1. Usa-se a próclise quando há palavras que, por eufonia “atraem” o pronome para antes do verbo. São elas:
a) Palavras de sentido negativo (não, nada, nem, nunca...) Ex.: Nada nos preocupava naquele tempo.
b) Advérbios, não seguido de vírgula (hoje, aqui, sempre, talvez, muito, etc.) Ex.: Hoje me arrependo do que fiz.
c) Conjunções subordinativas (que, quando, embora, se, como, para que, etc). Ex.: Embora me sinta culpado, não pedirei desculpas.
d) Os seguintes pronomes:
* Relativos (que, que, quais, onde, qual, etc.) Ex.: Ficamos em uma colina de onde se avistava o mar.
*Indefinidos: (alguém, muitos, todos, poucos, etc.) Ex.: Todos me deram apoio. Alguém me telefonou?
* Demonstrativos: (este, esta, aquele, aquilo etc.) Ex.: Aquilo lhe fez muito bem. Isto me pertence. Ex.: Quem lhe entregou a carta? (frase interrogativa) Quanta mentira se disse a respeito dela! (frase exclamativa) Deus nos proteja daquele maluco! (frase optativa)
3. Também se usa próclise em frases com a preposição em + verbo no gerúndio. Ex.: Em se tratando de educação, ele é realista.
4. Em frases com preposição + infinitivo flexionado (isto é, conjugado. Ex.: A situação levou-os a se posicionarem contra a greve.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo