Sobre o renascimento urbano e comercial, na Baixa Idade Médi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170264 História
Sobre o renascimento urbano e comercial, na Baixa Idade Média, é correto afirmar:
I) As pessoas mudavam para a cidade para fugir das obrigações feudais. As rotas marítimas alimentavam o comércio europeu de forma proativa. II) O encarecimento das mercadorias se tornou em fenômeno para a época. Com o crescimento urbano e comercial, o poder de administrar as cidades fora transferido dos bispos para os burgueses. III) As cidades já eram mais habitáveis do que a zona rural. 80% da população europeia vivia nas cidades. IV) As cidades passaram a ser governadas pelos camponeses.
As assertivas totalmente corretas são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre o renascimento econômico e comercial da Baixa Idade Média julgamos as afirmativas:

I - A vida na cidade permitia uma existência menos limitada do que a servidão feudal do ambiente rural. O comércio relacionado as rotas marítimas,  movimentava as cidades de forma decisiva.

II - A enorme demanda por produtos exóticos e muito disputados transformou as cidades em sede de uma atividade muito valiosa que permitiu lucros tão altos que ocasionou uma lenta mas importante mudança social.

III - A urbanização completa da Europa é muito posterior ao fim período feudal estando relacionada a Revolução Industrial.

IV - Camponeses na condição de classe sem propriedades tanto no meio rural quanto no urbano não obtiveram posição política relevante.

GABARITO DO PROFESSOR: C





 



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sobre o renascimento urbano e comercial, na Baixa Idade Média, é correto afirmar:

I) As pessoas mudavam para a cidade para fugir das obrigações feudais. As rotas marítimas alimentavam o comércio europeu de forma proativa. (CORRETA)

II) O encarecimento das mercadorias se tornou em fenômeno para a época. Com o crescimento urbano e comercial, o poder de administrar as cidades fora transferido dos bispos para os burgueses. (CORRETA)

III) As cidades já eram mais habitáveis do que a zona rural. 80% da população europeia vivia nas cidades.

IV) As cidades passaram a ser governadas pelos camponeses.

As assertivas totalmente corretas são:

Alternativas

A I, V.

B II, III, IV.

C) I, II. (CORRETA)

D III, IV.

Questão mais fácil que andar para frente. O item III está errado porque a Europa somente veio se tornar urbana na Idade Contemporânea, após a Segunda Revolução Industrial. O item IV está errado porque os camponeses (a camada mais baixa da população) nunca administrou cidade alguma.

Vou explicar cada uma das assertivas:

I) "As pessoas mudavam para a cidade para fugir das obrigações feudais. As rotas marítimas alimentavam o comércio europeu de forma proativa."

Esta assertiva está correta. Durante a Baixa Idade Média, muitos camponeses e servos rurais buscavam fugir das obrigações feudais que os vinculavam às terras e aos senhores feudais. Eles viam nas cidades a oportunidade de escapar dessas obrigações e buscar uma vida com mais liberdade e oportunidades econômicas. Além disso, as rotas marítimas, como as Rotas do Mediterrâneo, foram fundamentais para impulsionar o comércio europeu, facilitando o intercâmbio de mercadorias com outras regiões e contribuindo para o crescimento das cidades.

II) "O encarecimento das mercadorias se tornou um fenômeno para a época. Com o crescimento urbano e comercial, o poder de administrar as cidades foi transferido dos bispos para os burgueses."

Esta assertiva também está correta. O crescimento das atividades comerciais e urbanas na Baixa Idade Média levou ao encarecimento das mercadorias, uma vez que a demanda por produtos aumentou. O comércio e o desenvolvimento urbano levaram a uma mudança no poder político das cidades. Anteriormente, muitas cidades eram controladas pelos bispos, mas com o tempo, o poder político foi transferido para os burgueses, que eram os comerciantes e membros da classe média emergente.

III) "As cidades já eram mais habitáveis do que a zona rural. 80% da população europeia vivia nas cidades."

Esta assertiva está incorreta. Na Baixa Idade Média, a maioria da população europeia ainda vivia em áreas rurais, envolvida em atividades agrícolas e servindo aos senhores feudais. As cidades eram centros de atividades comerciais e urbanas, mas não abrigavam a maioria da população. O crescimento urbano ocorreu ao longo do tempo, mas a urbanização completa demorou até períodos posteriores da história europeia.

IV) "As cidades passaram a ser governadas pelos camponeses."

Esta assertiva está incorreta. As cidades na Baixa Idade Média não eram governadas pelos camponeses, mas sim por uma elite, frequentemente composta por burgueses, comerciantes e líderes locais. Os camponeses, embora pudessem migrar para as cidades em busca de oportunidades econômicas, não detinham o poder político nas cidades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo