Um modelo de regressão linear múltipla foi estimado pelo mé...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q264178 Matemática
Um modelo de regressão linear múltipla foi estimado pelo método de Mínimos Quadrados, obtendo-se, com um nível de confiança de 95%, os seguintes resultados:

I. Ŷ= 10 + 2,5 x1 + 0,3 x2 + 2 x3

II. o coeficiente de determinação R2 é igual a 0,9532

III. o valor-p = 0,003

Desse modo, pode-se afirmar que:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resolução

Alternativa A - INCORRETA. Vejam que o coeficiente de [img src="http://chart.apis.google.com/chart?cht=tx&chl=x_1"> é igual a 2,5. Logo, se  aumentar uma unidade (e as demais variáveis independentes não se alterarem), então  terá acréscimo de 2,5 (e não de 2,5%).

Alternativa B - CORRETA. Quando o nível de significância é maior que o p-valor, rejeitamos a hipótese nula. Logo, se o nível de significância for maior que 0,003, rejeitamos a hipótese nula. Por outro lado, quando o nível de significância é menor que o p-valor, aceitamos a hipótese nula.

Na situação limite, quando o nível de significância é igual ao p-valor, a estatística teste cai dentro da região crítica, e rejeitamos a hipótese nula. Deste modo, realmente, o menor nível de significância que resulta em rejeição da hipótese nula é 0,003.

Alternativa C - INCORRETA. O coeficiente de determinação indica que o modelo de regressão múltipla (e não apenas [img src="http://chart.apis.google.com/chart?cht=tx&chl=x_3">) explica 95,32% da soma e quadrados total.

Alternativa D - INCORRETA. Não foram dadas quaisquer informações que nos permitam calcular as probabilidades dos dois tipos de erro.


Alternativa E - INCORRETA. A hipótese nula para  é a de que ele vale 0. Se rejeitamos a hipótese nula, então é porque os dados nos indicam que  deve ser diferente de 0. Se é diferente de 0, não podemos dizer que  não explica Y.

Resposta: B
 fonte: http://www.tecconcursos.com.br/artigos/rlq--afrfb-2012--parte-2


Vamos resolver essa questão analisando cada alternativa:

 

a) se a variável x for acrescida de uma unidade, então Y terá um acréscimo de 2,5%.

          Veja que a variável x é multiplicada pelo coeficiente 2,5. Assim, se ela for adicionada de 1 unidade, a variável Y será acrescida de 2,5 unidades (e não 2,5%). Alternativa FALSA.

 

b) 0,003 é o mais baixo nível de significância ao qual a hipótese nula pode ser rejeitada.

          Vimos que:

- caso p-valor > nível de significância, não devemos rejeitar a hipótese nula

- caso p-valor < nível de significância, podemos rejeitar a hipótese nula

 

          Como p-valor = 0,003, então podemos rejeitar a hipótese nula se:

0,003 < nível de significância

          Assim, não podemos rejeitar a hipótese nula se o nível de significância for mais baixo que 0,003. Alternativa VERDADEIRA.

 

c) x explica 95,32% das variações de Y em torno de sua média.

          O coeficiente de determinação R é igual a 95,32%. Logo, o modelo de regressão linear explica 95,32% das variações de Y em torno de sua média, e não apenas x. Alternativa FALSA.

 

d) as probabilidades de se cometer o Erro Tipo I e o Erro Tipo II são, respectivamente, iguais a 5% e 95%.

O fato de o nível de confiança ser 95% significa que, se aceitarmos a hipótese nula, temos 5% de chance de cometer um erro do tipo II (a hipótese nula ser falsa). E se rejeitarmos a hipótese nula, temos 5% de chance de cometer um erro do tipo I (a hipótese nula ser verdadeira). Alternativa FALSA.

 

e) se no teste de hipóteses individual para β se rejeitar a hipótese nula (H), então tem-se fortes razões para acreditar que x não explica Y.

          O teste de hipóteses para βtem como hipótese nula β= 0. Se ela for rejeitada, isto significa que β é diferente de zero. Como este coeficiente multiplica x, isto significa que a variável x explica, em parte, Y. Alternativa FALSA.

Resposta: B

Prof. Arthur Lima, Direção C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo