No recebimento do concreto em uma obra, retiraram-se algumas...
As figuras a seguir representam esses testes.
(1)
(2)
Fonte: https://solucao.eng.br/ensaios-em-concretos.html
Os testes (1) e (2) permitem avaliar, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente à esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.
Acerca dos ensaios expostos pelo enunciado, tem-se que:
- O ensaio da figura (1) trata-se do ensaio de compressão diametral de corpos de prova cilíndricos, o qual é norteado pela NBR 7222 (ABNT, 2011). Nesse ensaio, um corpo de prova cilíndrico é carregado diametralmente e, com isso, é solicitado por tensões de tração e de compressão. Como a resistência à tração do concreto é menor do que a resistência à compressão, o corpo de prova falha por tração. Portanto, este ensaio permite mensurar a resistência à tração do concreto;
- O ensaio da figura (2) trata-se do ensaio de compressão axial, o qual é normatizado pela NBR 5739 (ABNT, 2018). Nesse ensaio, um corpo de prova cilíndrico é sujeito à esforços axiais de compressão até romper. Assim, tal ensaio mede a resistência à compressão do concreto.
Portanto, os ensaios (1) e (2) permitem avaliar, respectivamente, a resistência à tração do concreto e a resistência à compressão do concreto. Logo, a alternativa A está correta.
Gabarito do professor: letra A.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 5739: Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndrico. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7222: Concreto e argamassa — Determinação da resistência à tração por compressão diametral de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A.
A imagem 1 se refere ao ensaio de tração na compressão diametral, conhecido também como Brazilian Test. O engenheiro brasileiro Lobo Carneiro descobriu que ao submeter corpos de prova à compressão posicionados na horizontal, o plano de ruptura se dá na vertical, na direção da carga aplicada, o que indica tensões de tração ortogonais ao plano de ruptura. Deste modo, mesmo sob um carregamento à compressão, torna-se possível determinar a resistência à tração do concreto.
Já a imagem 2 se refere ao clássico ensaio de compressão axial. Vale lembrar que as medidas do diâmetro x comprimento do corpo de prova podem ser de 10 x 20 cm ou 15 x 30 cm. O corpo de prova (CP) é submetido à prensa sob cargas incrementais, onde é registrado o valor da força que causa a ruptura do CP. Para determinar a tensão resistente à compressão do concreto ensaiado, basta dividir o valor da força de ruptura pela área da seção transversal do corpo de prova.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo