Marque a alternativa que apresenta os principais eventos de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170272 História
Marque a alternativa que apresenta os principais eventos de resistência à política coronelista e clientelista apoiada e praticada por boa parte dos Governos Federal e Estadual durante a República Velha Brasileira (1889 a 1930):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Durante muitos anos o processo histórico brasileiro foi apresentado como “ pacífico", sendo o povo brasileiro “cordial". Desta forma as revoltas contra autoridades estabelecidas e as graves questões sociais existentes desde a dominação portuguesa foram ignoradas ou minimizadas. Devido a esta situação a pesquisa acerca primordialmente das revoltas populares só avançou após a abertura de arquivos do regime militar e a constatação documental para os  historiadores de uma história não contada ou mal contada. Portanto, a bibliografia específica acerca do tema em pauta não é muito vasta. Há boas publicações de paradidáticos para Ensino Médio tais como Uma trama Revolucionária? Do Tenentismo à Revolução de 30, de Antonio Paulo Rezende. Ou Revoltas, Repúblicas e Cidadania de Marcos Pamplona. A leitura destes livros, de vocabulário simples pois seu público alvo é adolescente, é bastante interessante pois são obras de historiadores professores conhecidos.

 

A)      INCORRETA- As revoltas apontadas na alternativa aconteceram durante o período regencial, todas elas em províncias do Nordeste do Brasil e a Farroupilha no Rio Grande do Sul.

 

B)      CORRETA – A Guerra dos Canudos aconteceu pouco depois da proclamação da República, em função das péssimas condições de vida da população camponesa dominada por grandes proprietários. A revolta do Contestado aconteceu no sul, por conta de uma terra disputada por Santa Catarina e Paraná, em  1912, onde seria construída uma estrada de ferro por conta da qual foi feita desapropriação de terras de camponeses. A Revolta da Vacina aconteceu no Rio de Janeiro  contra o autoritarismo do governo federal que impunha a vacinação , sem explicações, à população pobre. A Revolta da Chibata colocou marinheiros contra castigos físicos.  O Cangaço é controverso mas mostrou as más condições de vida no campo no nordeste . O Tenentismo foi a revolta dos jovens tenentes do Exército contra o governo federal na década de 1920.

 

C)      INCORRETA- As revoltas citadas na alternativa aconteceram durante a Primeira República mas não aconteceram por conta de más condições de vida da população despossuída ou sofrendo com exploração. Em sua maioria são revoltas de caráter político e não resultantes de questões sociais.

 

D)     INCORRETA – Tanto Zequinha quanto Lamarca lutaram contra o Regime Militar depois de 1964. Atuaram juntos no campo , na Bahia, quando Lamarca foi abrigado pela família de Zequinha. As revoltas citadas não atendem a proposta da questão, por não serem da época da chamada República Velha.

 

RESPOSTA: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc.

As principais revoltas do período são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata , entre outras.

GABARITO: B

Quer estar mais próximo(a) da aprovação no concurso da PMBA?

Seja RUMO À APROVAÇÃO. LINK ABAIXO:

https://linktr.ee/vinivenuti

letra A- essas revoltas ocorreram no período regencial

letra B- GABARITO

Guerra de Canudos e do Contestado, Revoltas da Vacina e da Chibata, Tenentismo, Cangaço

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo