Com relação à compatibilização de projetos em obras de enge...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069160 Engenharia Civil
Com relação à compatibilização de projetos em obras de engenharia, analise as afirmativas a seguir.
I. Um de seus objetivos principais é avaliar e resolver os problemas após a realização das obras. II. Apesar de ajudar na resolução dos conflitos, tem como desvantagem o aumento no custo da obra. III. Sua efetivação requer a interação entre profissionais de diferentes especialidades.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A elaboração de um projeto de engenharia consiste nas etapas de estudo preliminar, anteprojeto e projeto definitivo, sendo o projeto definitivo apresentado em termos de projeto arquitetônico, hidrossanitário, estrutural, elétrico, entre outros. Cada um desses projetos deve contar com planilha orçamentária, cronogramas, plantas baixas, detalhamentos, memoriais descritivo e de cálculo e especificações técnicas. 

A Resolução n.º 21 de 2012 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo define a coordenação e compatibilização de projetos como a “coordenação e compatibilização do projeto arquitetônico ou urbanístico com os demais projetos a ele complementares, podendo incluir a análise das alternativas de viabilização do empreendimento". 

Em outras palavras, em um projeto de Engenharia Civil, o escopo compreende as características do projeto, as etapas construtivas e as restrições e deve considerar as plantas que são necessárias para a finalização da obra (arquitetônica, estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, entre outras). Avaliar esses projetos de forma conjunta é o que se chama de compatibilização, com o objetivo de verificar possíveis interferências e corrigi-las quando ainda estão no papel. 

Como exemplo, podemos pensar em um empreendimento com a parte estrutural já construída que vai começar a execução do projeto hidrossanitário. Se os projetos foram compatibilizados, os locais de passagem das tubulações foram previstos e o projetista levou em consideração no cálculo estrutural. Porém, a falta de compatibilização poderia levar a um problema de passagem de alguma tubulação por um elemento estrutural. Nesse caso, o problema seria percebido durante a execução e o engenheiro teria que avaliar uma intervenção corretiva, como furar o elemento estrutural (levando em conta a necessidade de reforços estruturais) ou mudar a planta da instalação hidrossanitária. Isso resulta em atraso do cronograma da obra e custos adicionais. 

Visto isso e analisando as afirmativas separadamente, tem-se que: 

- A afirmativa I está errada. O objetivo da compatibilização é resolver problemas antes de iniciar a execução; 

- A afirmativa II está errada. A compatibilização de projetos proporciona uma redução do custo da obra, uma vez que ela elimina diversos problemas de execução; 

- A afirmativa III está correta. A compatibilização necessita da interação de diferentes especialidades, visto que projetos de especialidades diferentes são comparados. 

Logo, apenas a afirmativa III está correta. Portanto, a alternativa B deve ser assinalada. 

Gabarito do professor: letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Achei que a II tava certa, visto que pra se fazer mais projetos, além do arquitetônico, implicaria a contração de diferentes especialistas, conforme descrito no item III e encareceria o projeto, mas realmente, fazer isso evita gastos com imprevistos que sairiam muito mais caros.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo