O Microsoft Windows Server 2003 suporta várias ferram...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q234323 Sistemas Operacionais
O Microsoft Windows Server 2003 suporta várias ferramentas poderosas de linha de comando, que facilitam o gerenciamento do Active Directory. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma destas ferramentas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - DSQUICKLY.

Para entender a questão, é importante conhecer o Windows Server 2003 e suas ferramentas de linha de comando utilizadas para gerenciar o Active Directory. O Active Directory é uma estrutura que armazena informações sobre objetos na rede e facilita a localização e o gerenciamento desses objetos. Vamos falar um pouco sobre as ferramentas mencionadas:

  • DSADD - Utilizada para adicionar objetos, como usuários, grupos e computadores, ao Active Directory.
  • DSGET - Permite obter propriedades específicas de objetos do Active Directory, como usuários, grupos ou computadores.
  • DSMOVE - Move ou renomeia objetos no Active Directory.
  • DSQUERY - Procura por objetos no Active Directory que correspondam aos critérios de pesquisa especificados.

As ferramentas acima são realmente parte do conjunto de utilitários de linha de comando do Windows Server 2003 para administrar o Active Directory. No entanto, a opção DSQUICKLY não é uma ferramenta reconhecida ou válida dentro dos comandos disponíveis para essa finalidade no Windows Server 2003. Por essa razão, ela é a alternativa correta, pois a questão pede a ferramenta que NÃO é parte desse conjunto.

Portanto, ao lembrar que a alternativa DSQUICKLY não é uma ferramenta de linha de comando do Windows Server 2003 para o gerenciamento do Active Directory, você consegue identificar a resposta correta para esta questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Dsadd
A Dsadd é usada para criar uma instância de uma classe de objeto do Active Directory em uma determinada partição do diretório. Essas classes incluem usuários, computadores, contatos, grupos, unidades organizacionais e cotas. Dsadd tem uma sintaxe genérica que consiste no seguinte:

dsadd attributes


Dsmod
A Dsmod é usada para modificar um objeto existente e você trabalha com ela de maneira muito parecida com a dsadd, usando submenus diferentes e sintaxes dependendo do tipo de objeto que você está modificando.

Dsrm
O inverso da dsadd é dsrm; como você deve imaginar, essa ferramenta permite que você exclua um objeto na linha de comando.

Dsmove
Para mover ou renomear um objeto no Active Directory, você usa a ferramenta dsmove, mas observe que você deve usá-la apenas para mover um objeto dentro de um domínio único. Para migrar objetos entre domínios ou florestas, use a ADMT (Ferramenta de Migração do Active Directory),

Dsget
Dsget assume o DN de um objeto como entrada e fornece a você o valor do atributo ou dos atributos especificados. Dsget usa os mesmos submenus de dsadd e dsmod – usuário, computador, contato, grupo, ou e cota.

Dsquery

Dsquery retorna uma lista dos objetos do Active Directory que atendem aos critérios especificados por você. É possível especificar os seguintes parâmetros, independentemente do submenu que você esteja usando:

dsquery -s -o


https://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/2007.09.adtools.aspx

dsquickly nao existe. dsquery e dsget sao usados juntos para procurar usuarios:

dsquery user -name "Nome completo" | dsget user

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo